Sistemas de Negócio

SISBR 2.0

TOTAL DE TRANSAÇÕES PROCESSADAS NO SISBR2.0

57,62% de crescimento

2013 - 1.568.583.399
2012 - 995.163.786

Inovação no Sisbr 2.0 - Multi-Instituição

O conceito de Multi-Instituição é fruto de uma demanda do Projeto Centralização Contábil, que consiste na otimização do processo de prestação de serviços centralizados das cooperativas centrais às cooperativas singulares. Esse novo recurso possibilitará que os usuários das centrais alternem de cooperativas por meio de um único acesso ao Sisbr sem a necessidade de efetuar novo login, desde que possuam permissão na cooperativa que deseja autenticar. O Multi-Instituição é mais uma inovação do Sisbr 2.0 que trará benefícios a rotina operacional dos usuários das cooperativas centrais.

Novo Recorde de Transações no Sisbr 2.0

Em 17/09, foi quebrado novo recorde de transações no Sisbr 2.0. Neste dia foram realizadas 7.843.576. O recorde anterior era de 7.576.069 transações realizadas no dia 11 também do mês de setembro de 2013.

CONTRATOS SISTÊMICOS

Contrato sistêmico celebrado com a empresa Serasa Experian pelas entidades do Sicoob

Contratação sistêmica da empresa Serasa Experian para fornecimento de informações cadastrais sobre pessoas físicas, bem como a disponibilização de informações de pendências bancárias de consumidores e empresas (Refin) às entidades do Sicoob. Os serviços contemplados no contrato sistêmico contarão com a integração com o Sisbr para consulta ao Concentre e ao Credit Bureau, sendo que a cobrança pelo uso do serviço ocorre conforme regra aplicada para cada entidade.

Contrato sistêmico manutenção preventiva ATM

Contratação sistêmica da empresa Perto S/A para manutenção preventiva e corretiva dos caixas eletrônico (ATMs) das entidades do Sicoob.

Contrato sistêmico de manutenção dos caixas eletrônicos (ATMs)

Foi celebrado contrato sistêmico do serviço de manutenção corretiva e preventiva dos caixas eletrônicos (ATM) fornecido pela empresa Diebold, para atender à necessidde das entidades do Sicoob quanto à qualidade e disponibilidade dos equipamentos.

CARTÕES E DOMICÍLIO BANCÁRIO
Gestão de Cartões

Cartões

Em relação ao assunto cartões, várias ações foram empreendidas durante o ano para sustentação e evolução do produto por meio da Plataforma de Gestão de Cartões no Sisbr 2.0 para permitir, por exemplo, a disponibilização de funcionalidades como o Cartão BNDES, transações seguras utilizando cartões com CHIP e antecipação de recebíveis de Cartões inclusive pelos canais. A seguir, os números mostram o crescimento desse produto no Sicoob por meio do crescimento da base de cartões e quantidade de transações a crédito e débito realizadas durante o ano comparando com o ano anterior.

Comparativo anual

Indicativo (Sicoob) 2012 2013 %
Base de Cartões (funções débito e crédito) 2.259.240 2.361.897 4,54
Volume financeiro de transações no Crédito R$ 1.434.160.665,97 R$ 2.635.535.790,00 83,8
Volume financeiro de transações no Débito R$ 1.048.466.544,28 R$ 2.379.374.244,97 127

CRÉDITO / COBRANÇA
Plataforma de crédito

Nova plataforma de crédito

A modernização das soluções de crédito na nova arquitetura tecnológica do Sicoob está em desenvolvimento e possibilitará a modernização dos processos de concessão de crédito dos produtos de Empréstimos, Títulos Descontados, Crédito Rural, Finame/BNDES, entre outros. A partir de Janeiro/2014 iniciará a implantação do novo processo de concessão de crédito das linhas de crédito empréstimos, financiamento e crédito consignado. Esta planejada para o segundo semestre de 2014 a entrega do novo processo de concessão de crédito das operações de crédito rural.
De acordo com as diretrizes e especificações do projeto Acreditar, os novos processos na Nova Plataforma de Crédito estão sendo desenvolvidos para permitir a segregação de funções na concessão de crédito, agilidade, segurança, conformidade com a legislação, incremento dos negócios, flexibilidade na adoção de novas linhas de negócios.
Atualmente temos mais de 100 profissionais na TI dedicados à sustentação das soluções legadas de crédito e no desenvolvimento das soluções na nova arquitetura tecnológica

Central de riscos

Agregação de Novos Controles no SISBR – Abrir e Fechar Carteiras CRO

Demanda mandatória. Impedir a alteração de informações enviadas para a Central de Risco após o fechamento da carteira e envio dos arquivos. As cooperativas singulares, mesmo após a geração e o envio dos arquivos 3020 e 3030 ao Banco Central, tinham a possibilidade de alterar as informações da Central de Risco (os níveis de classificação de risco) no Sisbr.

Plataforma operacional de risco de crédito

Início da validação da Plataforma Operacional de Risco de Crédito

Foi dado início ao processo de testes e validações da Plataforma Operacional de Risco de Crédito. O projeto consiste em um conjunto de processos e sistemas desenvolvidos na nova arquitetura tecnológica para dar tratamento uniforme e automatizado à classificação de risco dos tomadores de crédito, das operações e controles correlatos. O desenvolvimento da Plataforma estava previsto no Planejamento Estratégico de TI (PETI) e nas ações do Projeto acreditar e é conduzido pelas equipes do Sicoob Confederação, Bancoob e cooperativas. Os sistemas que integram a Plataforma Operacional de Risco de Crédito são:
· Cálculo de Riscos e Limites (CRL) – executa a classificação de riscos de crédito dos tomadores, atribui e controla a nota de risco de cada avaliado e o respectivo limite de crédito;
· Classificação de Operações (COP) – realiza a classificação de riscos das operações de crédito, a reclassificação periódica e arrastos nos fechamentos mensais, incluindo a apuração da provisão de crédito mensal;
· Controle de Limites do Sicoob (CLS) – controla os limites de crédito atribuídos pelas cooperativas e Bancoob aos tomadores de crédito.
Os processos atuais de classificação de risco de operações de crédito permanecem sem alterações. A utilização efetiva da Plataforma, com os adequados efeitos contábeis, ocorrerá entre janeiro e julho de 2014, conforme cronograma a ser divulgado futuramente pelo Sicoob Confederação. Para possibilitar integração à nova Plataforma, foram realizadas adequações e parametrizações nos sistemas atuais: Empréstimos, Títulos Descontados, Crédito Rural, Cadastro de Pessoas – CAPES –, Conta-Corrente e Cartões.

Empréstimos

Implantação das funcionalidades Débitos e Créditos em Outros Bancos – Operações de Crédito

A funcionalidade de débitos e créditos em outros bancos têm por objetivo fornecer aos cooperados uma facilidade de pagamento/recebimento de operações financeiras via arquivo. Sendo disponibilizada para todas as cooperativas do sistema SIcoob, principalmente as cooperativas sem acesso ao serviço de compensação, possibilitando a troca de arquivos de parcelas de empréstimo a serem debitadas nas contas correntes de associados/clientes em outros Bancos e geração de arquivo para crédito do valor liberado em contas correntes dos associados/cliente em outros Bancos.


Cartão BNDES no produto Empréstimo do Sisbr

O projeto Cartão BNDES foi uma parceria entre a Confederação, Cooperativas, Bancoob, Cabal e BNDES implantado em 22 de fevereiro de 2013. As operações realizadas através do cartão BNDES serão controladas entre Cabal e Sicoob da seguinte forma: as operações originadas entre o agente financeiro e o cooperado são de controle da Cabal e as operações entre o agente financeiro e o BNDES são controladas pelo SISBR 2.0. Assim foram implementadas funcionalidades para troca de arquivos de proposta de crédito, liberação e efetivação de liberação entre a Cabal e o SISBR 2.0.
Em 04.03.2013 foi realizada a 1ª transação com o Cartão BNDES e todo o circuito avaliado em ambiente de produção desde a operação no BNDES, Cabal e Confederação.

Processamento Operações Crédito Final Semana

A funcionalidade consiste no débito ou não da cobrança das parcelas vincendas em dias não úteis. Por padrão o SISBR debita os valores das parcelas que vencem no final de semana na manhã do sábado ou na manhã do primeiro dia não útil. Com essa nova funcionalidade a cooperativa poderá optar por meio de parâmetro que o sistema debite o valor devido na manhã do primeiro dia útil após o vencimento da parcela.

Sicoob Cotas Partes

Automatização do processo de liberação de operações de cotas partes efetuadas entre o Bancoob e associados, permitindo a liberação do crédito direto na conta corrente do associado, em sua cooperativa de origem e a integralização do capital de forma automática.

Renegociação Automática

Demanda mandatória. Marcação automática, junto à central de risco, como operação renegociada, contratos de empréstimo que sofrerem carência, repactuação da taxa de juros ou prorrogação e contratos de título descontado que sofreram prorrogações.

Crédito

Sicoob é reconhecido pela CIP por seu Plano Homologatório do SILOC

A Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), instituição externa reconhece o trabalho realizado pelas equipes do Bancoob/Sicoob referente ao Plano Homologatório do SILOC - Circulares Bacen 3.598 e 3.656 – A CIP parabenizou o empenho e o comprometimento das equipes do Bancoob/Sicoob, pela meta atingida de 100% dos cenários homologados, corroborando para o correto tratamento do sistema em ambiente de produção, o que reforça a imagem e credibilidade do sistema SILOC perante o mercado.
Em conjunto as equipes concluíram os trabalhos de homologação das aplicações com diversos cenários referentes a regras de negócios, onde ocorrem as liquidações bilaterais (entre duas ou mais instituições), de valores superiores a R$ 250.000,00.

EVOLUÇÃO DA CARTEIRA DE CRÉDITO PROCESSADA NO SISBR

24,89% de crescimento

2013 - 28.934.216.258,00
2012 - 23.166.331.975,17

Publicação do Cadastro Positivo

Foi implementada no dia 16/09, a funcionalidade Cadastro Positivo. Com esta implementação será possível fornecer informações de crédito de associados/clientes que fizerem adesão ao cadastro positivo aos seguintes gestores de banco de dados: Serasa, Boa vista e SPC, entre outros. Serão enviados automaticamente as informações dos pagamentos liquidados, das parcelas pagas e em andamento, utilização de cheque especial e cartão de crédito, assim como o montante dos empréstimos tomados. Essas informações serão disponibilizadas pelos bancos e demais instituições financeiras, instituições de cartão de crédito e lojas de varejo que vendem no crediário. O Sisbr receberá de forma automática dos GBDs a informação de quais associados/clientes aderiram ao Cadastro Positivo.

Cobrança administrativa

Cobrança administrativa

O ano 2013 foi marcado por inúmeras evoluções e adaptações ao sistema Cobrança Administrativa. Foram implantadas definitivamente todas as funcionalidades que compunham a primeira etapa do produto (régua de cobrança, remanejamento de filas, ficha devedor, cartas do devedor, promessa de pagamento, etc) e também novas funcionalidades que estavam previstas na segunda etapa, a exemplo, a integração com o Serasa, atualmente em piloto.
Ao final do ano finalizamos com o produto totalmente disponível e em plena utilização por várias cooperativas do Sicoob. Ao todo são 439 cooperativas implantadas controlando operações de crédito inadimplentes pelo produto.
Além das evoluções e melhorias de funcionalidades, no ano de 2013, houve um aumento significativo no volume das cargas diárias em função da implantação do produto em mais cooperativas. Abaixo alguns números relativos às cooperativas já implantadas.

Item avaliado 2012 2013
Nº Cooperativas implantadas 12 203
Nº Operações carregadas diariamente 10.000 280.000
Cobrança bancária

Implantação da funcionalidade Nossa Remessa Devolução de Cobrança no produto Nova Compe no Sisbr 2.0

Consiste no recebimento e processamento de arquivos do movimento de Nossa Remessa Devolução de Cobrança enviados pelas cooperativas ao Sicoob, realizando críticas acerca dos layouts definidos pelo orgão regulador, CIP( Camara Interbancária de Pagamentos), disponibilizando protocolos que indicarão sucesso ou erro de processamento. Estes arquivos serão enviados para compensação ao Banco do Brasil que por sua vez indicará em arquivos de retorno o sucesso ou erro, total ou parcial do processamento.

Implantação das funcionalidades de Baixa de Cheques Custodiados, Custódia de Cheques e Transferência de Carteira de Cheques no Produto Cobrança do Sisbr

· Baixa de Cheques Custodiados na Data Boa: Realizar na respectiva data boa, a baixa de cheque custodiado já depositado em conta-corrente, mesmo que não exista bloqueio (quantidade de dias de bloqueio seja igual a zero);
· Custódia de Cheques que Foram Transferidos de Carteira: Possibilitar que o cheque descontado por transferência da custódia simples ou diretamente no módulo Títulos Descontados seja registrado em custódia simples novamente, quando devolvido pelo Motivo 11 (Cheque sem fundos – 1ª apresentação);
· Transferência de Carteira de Cheques com Imagem já Capturada: Possibilitar que o cheque digitalizado em um produto (custódia simples), ao ser transferido para outro produto (desconto de títulos), seja enviado para a Compe sem uma nova captura de imagem.

Nova ferramenta para gestão da cobrança Sicoob

Os associados do Sicoob contam agora com uma moderna ferramenta para gestão de sua carteira de cobrança: o cadastro de boletos de cobrança no Office Banking. Com importantes evoluções, a ferramenta conta com a inclusão online de boletos (não é necessário o envio de remessa), a gestão da carteira de cobrança de várias empresas com o mesmo login (desde que esteja cadastrado como administrador) e o formato carnê de pagamento para todas as modalidades de cobrança disponíveis.


Mudança na liquidação de boletos igual ou superior a R$ 250 mil

Desde o dia 28/6 os boletos de cobrança com valor igual ou superior a R$ 250 mil são liquidados pelo serviço de mensageria do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Nesses casos, a transferência de recursos entre Instituições Financeiras passa a ser efetuada de forma on-line, a quitação do referido boleto somente será possível mediante saldo disponível, o valor será debitado de imediato na conta do pagador e o pagamento de títulos deve ser feito até 16h. A mudança é decorrente das orientações da Circular 3.598, publicada pelo Banco Central do Brasil, em 6/6/12, que alterou também os boletos de qualquer valor emitidos pelos bancos ou empresas: o Cedente passou a ser denominado beneficiário; o Sacado agora é identificado como Pagador; e no boleto deve constar o CPF ou CNPJ do pagador e o CPF ou CNPJ e endereço do beneficiário. Para que as cooperativas de crédito possam atender a nova legislação, o Sisbr foi adaptado para processar automaticamente os títulos de outros bancos, recebidos diretamente nos caixas das singulares, e faz a geração de mensagem específica ao banco destinatário. O internet banking, office banking, mobile banking e os caixas eletrônicos do Sicoob também estão preparados para receber os títulos igual ou superior a R$ 250 mil com débito direto na conta corrente do associado e condicionado à existência de limites diários disponíveis. “Tratou-se de mudança de alto impacto nos aplicativos do Sisbr. Foram necessárias manutenções em diversos sistemas, como por exemplo Cobrança, Compensação, Conta Corrente, além de todos os canais de atendimento que tiveram que ser adequados e cujas versões foram implantadas de forma conjunta e simultânea no dia 28/6.”, avalia o Superintendente de Sistemas de Informação do Sicoob Confederação, Antônio Cândido Vilaça Júnior.

Cadastro de cedente para Plataforma de Cobrança

Disponibilização, em ambiente Sisbr2.0, de funcionalidade para cadastramento centralizado de Cedentes, com parametrização de perfil tarifário, float e emissão de contrato de prestação de serviço de cobrança bancária.

MultiBanco Correspondente

Sistema foi adequado para permitir que o Sicoob possa utilizar mais de um banco correspondente. Atualmente o sistema Sicoob conta com a parceria do Banco do Brasil S/A e esta homologando a parceria com o com o banco Bradesco.

Títulos descontados

Evoluções da transferência de Carteira de Títulos

Reestruturação e ampliação da funcionalidade de transferência de carteira, que passou a:
- permitir transferência de títulos de banco correspondente para TD;
- permitir que títulos transferidos para TD possam retornar ao fluxo de Cobrança bancária – retorno à carteira original
- melhorias nas ferramentas de gestão do processo – consultas e relatórios.

Controle de acesso

Implantada a nova solução de controle de acesso ao Sisbr – CTA

Conforme previsto no Planejamento Estratégico de TI – 2011-2013, foi implantada em janeiro de 2013 a nova solução de controle de acessos ao Sisbr.
Utilizando tecnologia robusta e moderna, o sistema substitui a versão anterior chamada de Segurança, que era disponibilizada via Metaframe em tecnologia obsoleta.
A nova solução além de preparada para acomodar o crescimento do Sisbr, possui diversos novos recursos onde destaca-se a possibilidade de definição de processo de aprovação em múltiplas alçadas para inclusão de um usuário em um determinado grupo de acesso.

MÓDULOS CORPORATIVOS
Plataforma contábil

Modernização da Plataforma Contábil

O ano 2013 foi marcado por diversas evoluções na Plataforma Contábil visando sua modernização e evoluindo as funcionalidades já existentes. Foram implantadas as funcionalidades estruturantes para centralização contábil e fiscal como por exemplo, o Acesso Multi-Instituição, a Gestão de Períodos Contábeis e a Gestão do Plano de Contas além das funcionalidades que encontram-se em piloto como a Estruturação de Lançamentos Contábeis e EFD - Contribuições.
ACESSO MULTI-INSTITUIÇÃO: A reestruturação da plataforma contábil, considerando ainda a necessidade da centralização contábil das cooperativas singulares em suas respectivas centrais, disponibilizou a evolução no acesso à junto ao Sisbr 2.0, tornando assim possível que um único contador da central possa ser responsável pela contabilidade de várias cooperativas, ou seja, através de um único acesso, o contador poderá visualizar todas cooperativas sob sua responsabilidade.
GESTÃO DE PERÍODOS CONTÁBEIS: Funcionalidade de gestão de períodos contábeis é essencial para a gestão dos exercícios/períodos contábeis das instituições usuárias da plataforma contábil, podendo o contador da central ter uma visão ampla dos fechamentos contábeis de suas cooperativas singulares.
GESTÃO DE PLANO DE CONTAS: Considerando que o Sistema Sicoob possui diversos tipos de instituições, das quais grande parte são usuárias da plataforma contábil, se fez necessário a reestruturação do plano de contas, permitindo a área gestora do produto, realizar a gestão dos planos contábeis por tipos de instituições. Essa entrega comtempla também, a gestão de parâmetros contábeis, que visam trazer segurança nos processos operacionais da área contábil, a exemplo de restrições de lançamentos contábeis que não são permitidos, segundo as melhores práticas contábeis. É importante ressaltar também, que a plataforma contábil permitirá as instituições do Sistema Sicoob, atender aos órgãos reguladores que utilizam planos contábeis referenciais, a exemplo das instituições financeiras (Cooperativas de crédito e Bancoob), que utilizam o Cosif e do plano de contas referencial da Receita Federal do Brasil - RFB, o qual é utilizado pela a Confederação e o Fundo Garantidor do Sicoob - FGS .

Módulo de folha de pagamento

Implantação da funcionalidade no Sistema RM - Geração de declaração da RAIS

Gerar Declaração da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) dos empregados do Sicoob Confederação, Bancoob e cooperativas centrais e singulares.

Plataforma de compensação

Recorde na compensação de cheques e transações no Sisbr 2.0

A última semana de Fev/2013 foi marcada por dois recordes: 613.273 cheques compensados no dia 13/2 e 5.874.266 transações no Sisbr 2.0, em 14/2. São os maiores números registrados pelo Sicoob em um único dia. O último recorde no Sisbr 2.0 foi no dia 8 de janeiro, com 5.419.875 transações. Esses recordes são reflexos do crescimento do Sistema e representam o sucesso das singulares no atendimento aos seus associados.

Implantação da funcionalidade Nossa Remessa Devolução de Cobrança na nova Plataforma de Compe no Sisbr 2.0

Esta implantação permitiu que as cooperativas enviassem seus arquivos de devolução de cobrança para processamento na nova Plataforma de Compe do Sisbr 2.0.

Nova Plataforma de Compensação – Módulo Nossa Remessa DOC

A TI do Sicoob Confederação realizou mais uma importante entrega referente ao processo de reconstrução da solução de compensação na nova arquitetura do SisBR 2.0. Essa entrega possibilitou a troca dos registros eletrônicos na compensação de DOC da Sua e Nossa Remessa (Apresentação e Devolução) entre as Cooperativas e o Banco do Brasil, conforme CCI 191/2013. Desta forma, a TI conseguiu desligar/desativar algumas funcionalidades do sistemas legados (Sistema de Automação – DOC) e várias páginas da antiga Intranet.

FEBRABAN - Certificação Digital da Compe – Adequação à Regulamentação DOC ICP 15.03

Foi implantada em 22 de março de 2013 o novo padrão de assinatura digital da compe por imagem em conformidade com as melhores práticas previstas pela infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Sistema de pagamento brasileiro

SSPB - Sicoob SPB

Em 2013, o SSPB se consolidou com a nova solução para integração interbancária do Sicoob, sendo implantado em 368 cooperativas. Todas as funcionalidades da primeira fase foram entregues e uma nova fase de evoluções iniciou-se para proporcionar mais aderência as necessidades operacionais das cooperativas e seus usuários.
Na nova solução destacam-se as funcionalidades de Alçadas para Aprovação de Mensagens, Aplicação Imediata de Alteração de Limite, Relatórios e Consultas Avançadas, Conversão Automática de TEDs do tipo PAG para STR, Alertas, Vinculação de Mensagens, além claro da integração com o Sisbr 2.0, trazendo mais robustez e qualidade ao sistema, com interface mais amigável e intuitiva para os usuários.
Novas evoluções e melhorias estão sendo desenvolvidas e trarão ainda mais benefícios para os usuários. Ademais, o aumento significativo do volume de operações nos últimos anos, com o destaque para 2013 que registrou o maior volume de operações em um único dia, corroboram com a robustez da solução, que manteve o seu pleno funcionamento.

Plataforma de Gestão de Documentos

Gestão de documentos

A Plataforma de Gestão de Documentos, composta pelas aplicações GED (Gestão Eletrônica de Documentos) e GFT (Gestão do Fluxo de Trabalho), teve no ano de 2013 sua consolidação.
A integração com o CAPES, nos fluxos relacionados à aprovação de documentos, comprovou o potencial da plataforma, proporcionando um enorme incremento de segurança nesta etapa do processo.
Também, se encontra na fase de piloto a integração com Nova Plataforma de Crédito, para que seja possível a aprovação das operações de crédito através da utilização do GFT.
Além disso, a Plataforma de Gestão de Documentos foi fundamental para operacionalização de vários processos de negócio, como BNDES Rural PAC/FRO, PROAGRO, Solicitação de Cartão BNDES (Piloto), tanto para as cooperativas, Confederação e Bancoob, trazendo mais agilidade e segurança para todos os envolvidos.

INVESTIMENTOS
Captação remunerada

Captação remunerada

Visando oferecer sempre produtos e soluções inovadoras aos nossos associados, o Sicoob promoveu uma integração dos produtos Captação Remunerada e Conta Corrente. Com isso a partir de fevereiro de 2013 os associados passaram a contar com o UAI (Utilização Automática de Investimentos) que permite usar o saldo de aplicações para sacar dinheiro nos caixas e ATM´s, pagar contas e títulos.
Em continuidade ao projeto LCA, Letra de Crédito do Agronegócio, o Sicoob lançou em setembro de 2013 a segunda fase do projeto, que contempla melhorias no processo de troca de informações entre cooperativas, Bancoob e CETIP além do controle de lastro das LCA´s.
A partir de dezembro de 2013 as operações de LCA passaram a ser cobertas pelo Fundo Garantidor do Sicoob (FGS), dentro dos limites estabelecidos por este fundo.
A partir de novembro de 2013 em atendimento a Carta Circular Bacen 3.602, foi alterado o processo de contabilização e relatório de Posição Diária contemplando a nova forma de contabilização das LCA´s.

EVOLUÇÃO DA CARTEIRA DE CAPTAÇÃO PROCESSADA NO SISBR

12,03% de crescimento

2013 - 19.322.493.659,57
2012 - 17.248.108.638,36
Fundos de investimento

Fundos de investimento

O Bancoob a partir de agosto de 2013 passou a contar com um novo sistema para a Gestão de Fundos de Investimento, o TOTVS/YMF em substituição ao antigo sistema DRIVE. Com esta nova ferramenta, todo o fluxo de negócio que envolve fundos de investimento, passou a ser feito no sistema, eliminado o uso de papel e processos manuais e em conformidade com as normas de mercado e ANBIMA.
A TI do Sicoob implantou a solução utilizando os conceitos de alta disponibilidade e contingenciamento geográfico, integrando a solução com o CAPES e preparando-a para a segunda fase, que irá disponibilizar transações de aplicação e resgate nos canais para os associados do Sicoob, um novo produto que irá oferecer rentabilidades diferenciadas a diversos perfis de investidores.

Poupança

Poupança

Considerando a importância estratégica do produto poupança para o Sicoob e o expressivo crescimento das operações do produto, no ano de 2013 foram intensificadas as atividades de renovação da solução tecnológica que suporta as operações do produto. Este projeto de renovação tem por objetivo a disponibilização de um novo sistema de tecnologia mais moderno, de alto desempenho trazendo ainda maior nível de automação nas atividades realizadas tanto pelas cooperativas quanto pela área de gestão e administração do produto no Bancoob.

NÚMERO DE CONTAS

16% de crescimento

2013 - 738.432
2012 - 621.690

SALDO

24% de crescimento

2013 - 1.938.563.170,40
2012 - 1.477.973.922,99
Previdência privada

Previdência privada

A partir do mês de abril de 2013 os comprovantes de Saldo e Extrato de Previdência passaram a demonstrar as informações em processamento. Com isso as contribuições normais, eventuais e aportes dos participantes são demonstrados tempestivamente conforme solicitação pelos participantes.
Na mesma direção da transparência, em junho de 2013 foram incluídas informações sobre o rendimento mensal das contribuições realizadas e alinhado com o mercado, o Sicoob a partir de julho de 2013 disponibilizou a rentabilidade diária da carteira de fundos dos planos, frente ao CDI nos canais de autoatendimento.
A partir de agosto de 2013, o que já funcionava bem nos canais de autoatendimento foi também foi disponibilizado às cooperativas, que passaram a contar com as transações de Saldo, Extrato e Rentabilidade na Plataforma de Atendimento e Retaguarda do SISBR 2.0.
Internamente a Fundação Sicoob Previ tomou ações importantes para melhorar seus serviços aos participantes dos planos de previdência, prova disso que a partir de agosto de 2013 iniciou a implantação de um novo ERP de previdência. Esse novo sistema irá suportar todo o backoffice de negócio, reduzindo custos, melhorando os processos e permitindo que o Sicoob sempre ofereça as melhores soluções aos nossos funcionários, associados e parceiros. A área de TI do Sicoob vem acompanhando todo o processo de seleção da solução, passando por sua implantação e ao mesmo tempo garantindo que todos os serviços já oferecidos sejam mantidos com qualidade e disponibilidade.

Total de adesões a planos de previdência no SISBR
2012 2013 Variação
Adesões 15.491 29.752 92,06

TOTAL DE ADESÕES NO SICOOB PREVI

92,67% de crescimento

2013 - 29.752
2012 - 15.442
Tesouraria

Tesouraria

O processo de tesouraria é considerado uma dos mais críticos em uma instituição financeira. A TI do Sicoob por exigência da ANBIMA, reestruturou toda a arquitetura da solução CMF para que ficasse contingenciada geograficamente, o que ocorreu a partir de outubro de 2013. Agora a solução passou a contar com servidores nos datacenters do Sicoob, sítios do SIG e do SCS, um processo transparente para os usuários.

CONVÊNIOS
Convênios

Sistema de Convênios

O sistema de convênios é responsável por administrar o processo de arrecadação de convênios nacionais celebrados pelo Bancoob para arrecadação em todas as cooperativas do país e regionais que podem ser implantados pelas próprias cooperativas para recebimento exclusivamente em sua rede de atendimento. A solução faz a gestão financeira do processo de arrecadação, apura valores de tarifas, efetua automaticamente o repasse dos valores arrecadados para as empresas conveniadas e gera arquivo para prestação de contas das arrecadações a fim de que as baixas sejam efetuadas pelas empresas.

EVOLUÇÃO NA RECEITA COM TARIFAS DE ARRECADAÇÃO DE CONVÊNIOS

7,23% de crescimento

2013 - 26.193.324,47
2012 - 24.426.820,63

Incremento na segurança dos processos eletrônicos e mitigação de riscos.

O trafego de informações das arrecadações com código de barras realizado entre o Sicoob Confederação e as cooperativas foi substituído pela leitura e gravação diretamente em tabelas de banco de dados eliminando o trafego diário de dezenas de milhares de arquivos tipo texto propiciando uma economia diária de mais de 200 horas de processamento na rede Sicoob e um significativo aumento na segurança no processamento das arrecadações. O mesmo trabalho foi realizado também para Débitos Automáticos que se encontra implantado em piloto com previsão para liberação a todo o Sicoob até março de 2014.
Atendendo demandas da Controladoria do Bancoob foram feitas reclassificações contábeis, aprimorados e criados novos instrumentos de acompanhamento e controle da contabilização automática do módulo centralizador de convênios do Sisbr para acompanhamento da contabilização de receitas e provisionamento de despesas de tarifas, instrumentos estes que vieram proporcionar maior grau de transparência, rastreabilidade e conciliação, o que paralelamente propiciou um aumento na qualidade e segurança das informações e mitigação de riscos.

Convênios ativos
Tipo 2012 2013 Crescimento %
Local 793 1200 51,32
Centralizado 404 411 1,73
Arrecadação de tarifas com convênios locais
2012 2013 %
Quantidade 3.516.932 3.660.799 4,09
Valor arrecadado 598.877.149,30 648.404.319,30 8,27
Valor de tarifa 2.304.167,08 2.608.357,42 13,20
Arrecadação de tarifas com convênios centralizados
2012 2013 %
Quantidade 29.827.894 34.810.309 16,70
Valor arrecadado 10.734.387.560,60

14.142.382.004,47 31,75
Valor de tarifa 22.122.653,55 23.584.967,05 6,61
APOIO À DECISÃO
Plataforma de apoio à decisão

Entrega de funcionalidades do Projeto Otimizar Negócios referente a Carteira Comercial

A TI do Sicoob Confederação realizou mais uma entrega do projeto Otimizar Negócios com a implantação em produção de funcionalidades referentes aos produtos Financiamento, Empréstimo, Título Descontado, Cheque Especial e Conta Garantida (Carteira Comercial):
• Painéis de gestão da Carteira Comercial:
Possibilita o acesso dos gestores aos níveis de performance das cooperativas, de forma clara, tempestiva e inteligente, apoiando na tomada de decisão.
• Consultar meus dados da Carteira Comercial:
Possibilita a elaboração de análises gerenciais utilizando os dados disponibilizados em visões diárias e mensais, apoiando na tomada de decisão.


Apuração de Resultado por Ponto de Atendimento

Foi disponibilizada, em piloto, na data 22 de fevereiro de 2013, a Apuração de Resultado por Ponto de Atendimento, na Plataforma de Apoio à Decisão (PAD). Conforme deliberado pelo Cotec, a metodologia de apuração de resultado está baseada na estrutura contábil das contas gerencias integrantes do módulo Análise de Produtividade do Negócio (APN) da PAD.

Contas Gerenciais Extras Contábeis

Disponibilização das Contas Gerenciais Extras Contábeis na aplicação Análise de Produtividade do Negócio (APN) da PAD. Os dados Extra-Contábeis são dados gerenciais que não estão necessariamente associados à contabilidade e ao plano de contas Cosif. Estas contas podem ainda referenciar as variáveis originadas no módulo contábil, efetuando o cruzamento de informações que o gestor necessitar para a sua tomada de decisão.
Os principais indicadores Extra-Contábeis estão divididos nos seguintes Grupos:
• Dados Quantitativos da COMPE;
• Dados Quantitativos sobre Depositantes e Devedores;
• Dados Quantitativos sobre Taxas de Mercado;
• Dados Quantitativos sobre Contas e Valores de DLO;
• Dados Quantitativos de Contas e respectivos Lançamentos;
• Dados Quantitativos e Transações (Financeiras e não Financeiras) dos Canais de Atendimento: ATM, Cedente, Caixa, Correspondente, Sicoobnet Pessoal, Sicoobnet Empresarial, Retaguarda, Sicoob Fone e Sicoob Celular;
• Dados Quantitativos do SISBR, da Plataforma Contábil e da Plataforma de Atendimento.

Aplicação de Diagnóstico de Risco do Negócio

Disponibilização da nova Aplicação de Diagnóstico de Risco do Negócio na PAD. Em face às limitações tecnológicas do SIG e às constantes evoluções na PAD fez-se imprescindível a mudança do ambiente tecnológico para geração/manutenção de informações gerenciais. A nova plataforma hospeda de forma mais adequada os relatórios e funcionalidades do SIG. Durante a análise da Migração do Sistema de Informações gerenciais – SIG para a Plataforma de Apoio à Decisão – PAD, verificou-se quais relatórios deveriam permanecer na nova Plataforma e quais não seriam mais utilizados. No ínterim desse processo o Projeto Otimizar Negócios aproveitou para observar demandas de centrais e da própria Confederação e aperfeiçoar o Programa de Análise Financeira e risco do Sicoob – Proaf. O resultado desta análise resultou nas seguintes funcionalidades migradas:
• Consultar dados de Relacionamento com Não Associados - SIG - MI – 001;
• Relatório de Classificação dos Níveis de Risco (Proaf) – Central - SIG - M II – 012;
• Relatório de Classificação dos Níveis de Risco (Proaf) – Singular - SIG - M II – 019;
• Consultar dados de Limite de Operações de Crédito - CRESI - SIG – MII – 028;
• Tela de manutenção da Análise Subjetiva;
• Relatório de Análise Subjetiva – Analítico – SIG – M II – 030;
• Consultar dados de Escore de Risco – Singular – PROAF;
• Relatório Cálculo das Contribuições Mensais ao FGS.

Painel de Gestão do produto RDC - Recibo de Depósito Cooperativo

Disponibilização do Painel de Gestão e da funcionalidade Consultar meus dados, referente ao produto RDC, no SISBR Analítico. O Painel de Gestão e a funcionalidade Consultar meus dados permite gerar informações estratégicas que possibilitem a melhoria da gestão do produto RDC (Visão Econômica e de Produção), conforme levantamento realizado pelo Projeto Otimizar Negócios, bem como avaliar o desempenho da modalidade nas granularidades previstas no Projeto, tais como: Associado, Agência (PA), Cooperativa Singular, Central, Sicoob e Bancoob. As principais informações gerenciais que foram disponibilizadas nesta entrega foram:
• Saldo Médio (SM) das operações de RDC;
• Taxa Média de Captação das operações de RDC;
• Relatório de acompanhamento de taxas;
• Valor de Salto Atual das operações de RDC;
• Valor de Estorno das operações de RDC;
• Valor de Imposto das operações de RDC;
• Valor de Resgate das operações de RDC;
• Margem Financeira Realizada das operações de RDC;
• Spread das operações de RDC;
• Ticket Médio das operações de RDC;
• Margem de Contribuição Média das operações de RDC;
• Saldo da Conta Capital do Associado;
• Despesa Financeira Realizada das operações de RDC;
• Ponto de Equilíbrio da Margem de Contribuição;
• Quantidade de captações do RDC;
• Aporte (captações) de RDC;
• Produtividade para a modalidade RDC;
• Saldo Médio da operação dos produtos;
• Despesa Financeira Realizada da operação;
• Receita de Oportunidade Realizada da operação;
• Margem Financeira Realizada da operação;
• Provisão Gerencial;
• Resultado da Intermediação Financeira Realizada da operação;
• Receitas Operacionais Realizadas da operação;
• Despesas Operacionais Realizadas da operação;
• Margem de Contribuição Realizada da operação;
• Conciliação contábil dos produtos da modalidade RDC.

Painel de Gestão do produto Cobrança

Disponibilização do Painel de Gestão e da funcionalidade Consultar meus dados, referente ao produto Cobrança, no SISBR Analítico. O Painel de Gestão e a funcionalidade Consultar meus dados permite gerar informações estratégicas que possibilitem a melhoria da gestão do produto Cobrança, conforme levantamento realizado pelo Projeto Otimizar Negócios, bem como avaliar o desempenho da modalidade nas granularidades previstas no Projeto, tais como: Associado, Agência (PA), Cooperativa Singular, Central, Sicoob e Bancoob. As principais informações gerenciais que foram disponibilizadas nesta entrega foram:
• Movimentação de registros de entradas de boletos na carteira de Cobrança;
• Movimentação de liquidação de boletos na carteira de Cobrança;
• Geração de receita direta pela prestação do serviço de Cobrança;
• Despesa direta pela prestação do serviço de Cobrança;
• Receita financeira gerada pela movimentação (float) de Cobrança;
• Resultado Gerencial da Carteira de Cobrança;
• Quantidade de associados usuários do serviço de Cobrança;
• Percentual de sacados eletrônicos da base total de associados;
• Percentual de associados sacados eletrônicos em outra Instituição Financeira e não no Sicoob;
• Utilização dos serviços agregados ao produto Cobrança;
• Movimentação de títulos em cobrança SIMPLES que foram utilizados posteriormente em operações de crédito;
• Receita gerada ao Bancoob pela prestação do serviço de processamento de Nossa e Sua Remessa de Cobrança; • Índice de inadimplência do sacado.

Relatórios de Limite de Exposição por Cliente no Produto e Painel de Análise da Carteira

Disponibilização de melhorias nos relatórios de Limite de Exposição por Cliente no Produto e relatório Painel de Análise da Carteira, na aplicação Gestão de Risco de Crédito (GRC) da PAD. O relatório Limite de Exposição por Cliente, da aplicação Gestão de Risco de Crédito (GRC), tem como objetivo permitir ao usuário a análise e o acompanhamento da diversificação de risco a partir das informações de Limite de Exposição, ou seja, percentuais de utilização de Limite por Grupo Econômico/Cliente, cuja metodologia considera as informações de Patrimônio de Referência das Instituições, aplicando o regime de Limites de Exposição definidos pelo BACEN, Resoluções nº 2844, 3859 e 4020.
O relatório Painel de Análise da Carteira, da aplicação Gestão de Risco de Crédito (GRC), tem como objetive permitir ao usuário a análise e o acompanhamento da Carteira de Crédito da Instituição a partir de um Painel, cujas informações exibidas são agrupadas por Classificação de Risco do Tomador, Tipo Tomador, Classificação de Risco da Operação, Modalidade BACEN e Faixa de Endividamento. Este relatório é exibido em 5 visões: Saldo Devedor por Tipo de Tomador, Saldo Devedor por Classificação de Risco da Operação, Saldo Devedor por Faixa de Endividamento, Saldo Devedor por Modalidade Bacen e Evolução da Carteira de Crédito nos últimos 12 meses em um gráfico.

Aplicação de Fluxo de Caixa (Visão Cooperativa Singular e Cooperativa Central)

Disponibilização da nova aplicação de Fluxo de Caixa (Visão Cooperativa Singular e Cooperativa Central) na PAD. A aplicação Fluxo de Caixa possibilita o controle e identificação de eventuais situações de desequilíbrios entre os ativos negociáveis e os passivos exigíveis.
A aplicação disponibiliza os valores aplicados pelas cooperativas singulares junto às cooperativas centrais, a movimentação de entrada e saída de recursos proveniente da compensação de cheques e outros papéis, transferências de reservas e movimentações interfinanceiras, bem como a projeção desse fluxo de movimentações em um horizonte de 90 dias corridos, comparando, em cada dia, os valores projetados e realizados.
A funcionalidade de projeção permitirá que o usuário cadastre eventos específicos ou tendências de aumentos ou reduções nas movimentações, tornando os resultados mais precisos. Além de fornecer esses recursos aos usuários, o Fluxo de Caixa atenderá também a Resolução CMN 2.804/2000 e a Política Institucional de Gerenciamento de Riscos de Mercado e de Liquidez.

Aplicação de Gestão de Metas

Disponibilização da nova aplicação de Gestão de Metas – SGM na PAD. A aplicação de Gestão de Metas tem o objetivo de atender as necessidades de negócio apresentadas pelo Projeto Empresarial Sicoob. O Projeto Empresarial Sicoob é uma ação dentro Planejamento Estratégico Sicoob, com a finalidade de modernizar a gestão e obter ganhos de sinergia entre as entidades do Sicoob, proporcionando melhorias de resultados e aumento da competitividade.
Dentre as necessidades do Projeto Empresarial Sicoob, a construção do Sistema de Gestão de Metas visou atender o seguinte objetivo: “Definição e acompanhamento das metas de negócio e de desenvolvimento organizacional para Sicoob e respectivos desdobramento para o Sicoob Confederação, Bancoob e cooperativas centrais, de acordo com o papel sistêmico de cada entidade”.
A definição e acompanhamento das metas compõem o ciclo PDCA, que tem foco na melhoria contínua na natureza de sua definição. As principais funcionalidades que foram disponibilizadas na aplicação de Gestão de Metas foram:
• Cadastro das Metas;
• Cadastro dos Modelos de Planos de Ação das Metas;
• Cadastro de Modelos de Ações para os Planos de Ações das Metas;
• Acompanhar o andamento das Ações;
• Cadastro de Responsáveis pelas Metas;
• Apresentação dos dados em uma janela de Painel Gerencial;
• Acompanhamento da Meta Projetada x Realizada (Acumulados no Período);
• Acompanhamento da Meta Projetada x Realizada no Mês;
• Acompanhamento dos Planos de Ação;
• Importação automática do desdobramento das Metas.

Relatório Consolidado Fluxo de Caixa no Produto

Disponibilização do relatório Consolidado Fluxo de Caixa no Produto na aplicação Fluxo de Caixa da PAD. O relatório Consolidado Fluxo de Caixa, na aplicação Fluxo de Caixa do produto PAD, disponibilizará uma visão que possibilita às Cooperativas Singulares, Cooperativas Centrais, Bancoob e Sicoob Confederação, análises otimizadas das cooperativas, visto que a ferramenta fluxo de caixa permite às cooperativas o monitoramento diário do índice de liquidez com o objetivo de identificar situações de desenquadramentos que possam comprometer a liquidez da instituição. 

Painel de Gestão dos números de Transações dos Canais de Atendimento

Disponibilização do Painel de Gestão e da funcionalidade Consultar meus dados, referente aos números de Transações dos Canais de Atendimento, no SISBR Analítico. O Painel de Gestão e a funcionalidade Consultar meus dados permite gerar informações estratégicas que possibilitem a melhoria da gestão dos Canais de Atendimento, conforme levantamento realizado pelo Projeto Otimizar Negócios, bem como avaliar o desempenho da modalidade nas granularidades previstas no Projeto, tais como: Cooperativa Singular, Central, Sicoob e Bancoob. As transações dos Canais de Atendimento foram divididas nos grupos abaixo:
• AutoAtendimento: ATM, Cedente, Celular Empresarial, Internet Empresarial, Internet Pessoal, Não Correntista, Redes Sociais (Facebook) e Outros.
• Atendimento por Terceiros: Correspondente.
• Atendimento na Cooperativa: Caixa e SISBR 2.0.

Cenários de Estresses (Visão Cooperativa Central e Singular)

Disponibilização dos Cenários de Estresses (Visão Cooperativa Central e Singular) na aplicação Fluxo de Caixa da PAD. A realização dos testes de stress na aplicação Fluxo de Caixa, tanto para visão do Realizado quanto para visão do Projetado, permite a identificação de situações que possam comprometer a liquidez da instituição.
A implementação dos cenários de stress atende a Política Institucional de Gerenciamento de Riscos de Mercado e de Liquidez, e dos normativos divulgados pelo Conselho Monetário Nacional e Banco Central do Brasil.

Painel de Gestão do Domicílio Bancário

Disponibilização do Painel de Gestão e da funcionalidade Consultar meus dados, referente ao Domicílio Bancário, no SISBR Analítico. O Painel de Gestão e a funcionalidade Consultar meus dados permite gerar informações estratégicas que possibilitem a melhoria da gestão do produto Domicílio Bancário, conforme levantamento realizado pelo Projeto Otimizar Negócios, bem como avaliar o desempenho da modalidade nas granularidades previstas no Projeto, tais como: Associado, Cooperativa Singular, Central, Sicoob e Bancoob. As principais informações gerenciais que foram disponibilizadas nesta entrega foram:
• Valor de Transações Liquidadas à Crédito;
• Valor de Transações Liquidadas à Débito;
• Despesa da Cooperativa com o produto, pois no Domicílio Bancário a Cooperativa tem um custo atual de R$ 0,05 por ordem liquidação enviada para a conta do associado, seja a débito ou crédito;
• Valores de Comissionamento recebidos por estabelecimento ativado;
• Quantidade de propostas credenciadas;
• Quantidade de contas corrente ativa;
• Quantidade de contas corrente ativa sem Domicílio;
• Quantidade de contas corrente ativa com Domicílio;
• Quantidade de contas corrente com Domicílio travado;
• Quantidade de contas correntes passíveis de contratação;
• Quantidade de contas correntes com domicílio.

Painel de Gestão da Carteira Comercial (Empréstimo, Financiamento e Titulo Descontado)

Disponibilização dos Painéis de Gestão e da funcionalidade “Consultar meus dados”, referente a Carteira Comercial que contempla Empréstimo, Financiamento e Titulo Descontado, no SISBR Analítico. O Painel de Gestão e a funcionalidade Consultar meus dados permite gerar informações estratégicas que possibilitem a melhoria da gestão do produto Crédito (Visão Econômica e de Produção), conforme levantamento realizado pelo Projeto Otimizar Negócios, bem como avaliar o desempenho da modalidade nas granularidades previstas no Projeto, tais como: Associado, Agência (PA), Cooperativa Singular, Central, Sicoob e Bancoob. As principais informações gerenciais que foram disponibilizadas nesta entrega foram:
• Saldo Médio da operação dos produtos das Submodalidades de Empréstimo;
• Receita Financeira Realizada da operação das Submodalidades de Empréstimo;
• Custo de Oportunidade da operação das Submodalidades de Empréstimo;
• Margem Financeira da operação das Submodalidades de Empréstimo;
• Provisão Gerencial das Submodalidades de Empréstimo;
• Resultado da Intermediação Financeira (RIF) da operação das Submodalides de Empréstimo;
• Receitas Operacionais da operação das Submodalidades de Empréstimo;
• Despesas Operacionais da operação das Submodalidades de Empréstimo;
• Margem de Contribuição da operação das Submodalidades de Empréstimo;
• Conciliação Contábil das Sumodalidades do produto Empréstimo;
• Saldo médio da operação das Submodalidades de Empréstimo (Modalidade 02);
• Quantidade Vendida na Submodalidade de Empréstimo;
• Quantidade de Contratos (Operações) realizadas na Submodalidade de Empréstimo;
• Margem Financeira da operação da Submodalidade de Empréstimo;
• Spread por operação e por Associado na Submodalidade de Empréstimo;
• Ticket Médio na Submodalidade de Empréstimo;
• Inadimplência na Submodalidade de Empréstimo;
• Margem de Contribuição média por Associado na Submodalidade de Empréstimo;
• Quantidade e o Volume Financeiro de Contratos negados na Submodalidade de Empréstimo;
• Saldo da Conta Capital do Associado na Submodalidade de Empréstimo;
• Receita Financeira Realizada (Renda a apropriar) na Submodalidade de Empréstimo;
• Principais atributos da Operação para compor o escopo de dados na visão Produção;
• Principais atributos do Associado para compor o escopo de dados da visão Produção;
• Informações Financeiras do Associado;
• Informações de Responsabilidades do Associado;
• Informações Cadastrais Positivas do Associado;
• Informações Cadastrais Negativas do Associado;
• Limites Operacionais do Associado;
• Aval Cruzado do Associado;
• Ponto de equilíbrio da Margem de Contribuição na Submodalidade de Empréstimo;
• Taxas Médias Nominais praticadas em cada Submodalidade de Empréstimo;
• Provisão Realizada das operações na Submodalidade de Empréstimo;
• Volume de amortização das operações na Submodalidade de Empréstimo;
• Variação do nível risco das operações na Submodalidade de Empréstimo;
• Valor das Parcelas à Vencer das operações para a modalidade 02-Empréstimo e todas as suas Submodalidades entre a data da consulta e o fim do mês;
• Operações Liquidadas no mês consultado para a modalidade 02-Empréstimo e todas as suas Submodalidades entre a data da consulta e o fim do mês;
• Acompanhamento Mensal dos Níveis de Risco na modalidade/Submodalidades.

Prevenção à lavagem de dinheiro

Alteração do sistema de monitoramento de PLD/FT - SISPLD

De 04/03 a 08/03/2013, o sistema de monitoramento PLD/FT ficou desativado para implantação da uma nova versão, Sispld 2.0. Os processamentos daquele período foram realizados pelas Cooperativas do Sicoob posteriormente, de forma gradativa.
A ferramenta ganhou novas funcionalidades de negócio, com fluxos específicos para melhorar a interface entre sistema e usuário das Cooperativas e possibilitar a integração do Bancoob. Melhorias como registro de históricos de análise e agrupamento de alertas de um mesmo CPF/CNPJ, dentre outros, fazem parte da nova versão.
Os relatórios dos painéis Analítico e Consolidado, disponibilizados anteriormente na Plataforma de Apoio a Decisão – PAD PLD/FT, passaram a ser acessados no Sispld 2.0. O relatório Consolidado Analítico ficou disponível do ato da implantação do sistema até 30/04. Esta nova versão permitiu ainda:
· Unificação e padronização dos procedimentos de PLD/FT para as entidades do Sicoob;
· Unificação e otimização dos seguintes procedimentos:
  - Processamento dos movimentos diários das transações realizadas nos produtos monitorados;
  - Identificação de ocorrência de transações atípicas e geração de alertas;
  - Cadastramento manual de ocorrências;
  - Análise e encaminhamento das ocorrências de transações atípicas;
  - Comunicação das ocorrências manuais e atípicas ao Coaf;
  - Consultas, relatórios e acompanhamento das ocorrências.

CADASTROS E CONTA CORRENTE
Cadastro de instituições do Sicoob

Implantação do novo Sistema de Cadastro de Instituições do Sicoob – SCI

Com esta implantação, a TI do Sicoob Confederação passa ter total condições de realizar importantes entregas do Projeto Otimizar Negócios e de demandas relacionadas à gestão centralizada (riscos de crédito/mercado/liquidez/operacional e PLD/FT) sob responsabilidade da Confederação e do Bancoob, que até então estava condicionada à implantação desse sistema.

Cadastro de pessoas - CAPES

Cadastro de pessoas - CAPES

A consolidação do CAPES no ano de 2013 foi peça fundamental para modernização do Sicoob. Cada vez mais novos sistemas são migrados/criados consumindo suas informações cadastrais. Tivemos no ano de 2013 um aumento de 55% n o volume de transações passando de 2,0 para 3,1 milhões de transações ao dia e melhorando o tempo médio de resposta de 0,43 segundos por transação para 0,40 segundos. Além disso 94,5 % deste volume de transações são executados em menos de 1 segundo.

Alguns marcos do projeto foram:

1 – Integração com o GED (Gestão Eletrônica de Documentos) em julho de 2013 possibilitando que as alterações cadastrais fossem feitas anexando-se os documentos comprobatórios e armazenando-os de forma digital, gerando economia de papel, armazenamento e de pessoal;
2 – Integração com o GFT (Gestão de Fluxo de Trabalho) em julho de 2013 passou além de exigir a dupla conferência para os processos de atualização cadastral, também possibilitou as entidades de relacionamentos pudessem fazer as atualizações cadastrais e encaminhar à responsável pelo cadastro para aprovação;
3 – Integração com a SRF – Secretaria da Receita Federal em setembro de 2013, automaticamente ao se incluir um novo associado o sistema recupera os dados cadastrais disponibilizados pela Receita Federal, possibilitando conferência/batimento de informações e evitando fraudes, destaca-se nesta integração a inclusão de informações no módulo de anotações quando a situação cadastral do associado estiver irregular na SRF.
4 – Integração com os Correios em dezembro de 2013, a partir da digitação do CEP o sistema recupera o logradouro cadastrado na base de dados dos correios, há também a possibilidade de recuperar as informações quando o associado não souber o CEP, neste caso a pesquisa pode ser executada com o CEP parcial (somente o início), município, bairro, UF e o nome do logradouro. Tal integração possibilita maior confiabilidade na entrega da correspondência.
5 – Unificação da data da Última Renovação Cadastral em dezembro de 2013, como o próprio nome diz tornou a data da última renovação cadastral única para todo o sistema agregando-se o nome do funcionário responsável pela renovação e a Instituição a qual o funcionário pertence.

Conta corrente

Conta corrente

No ano de 2013 foram feitas inúmeras melhorias e evoluções ao produto Conta Corrente. Novos recursos e funcionalidades foram disponibilizados na plataforma Sisbr2.0, além das implantações de otimizações em rotinas críticas que trouxeram benefícios internos ao ambiente.
O ano passado foi marcado pela atenção especial dada a nova plataforma de tecnologia do Sibr2.0, onde inúmeras funcionalidades foram migradas e desativadas do Metaframe. Com esse trabalho conseguimos atingir maior grau de estabilidade, segurança e disponibilidade dos recursos do sistema. No segundo semestre de 2013 foi possível fazer piloto, com o apoio de algumas Cooperativas Centrais, da desativação quase que total do módulo Conta Corrente no Metaframe. A dedicação às funcionalidades da plataforma Sisbr2.0 continuará no primeiro semestre de 2014 com meta de desativar definitivamente os módulos do sistema Metaframe.
Também, no decorrer do ano de 2013, desenvolvemos o novo cadastro de Abertura de Conta Corrente, dentre outras funcionalidades, aderente a nova plataforma tecnológica do Sicoob que trará novos recursos e facilidades para as Cooperativas, contemplando as solicitações de melhorias das Cooperativas, mediante STI, e também as determinações legais. A expectativa é de implantação piloto no início de 2014.
Além das ações já citadas, novas funcionalidades foram disponibilizadas (saldo de aplicação nas transações de saques, pagamentos e transferências, etc), otimizações foram implantadas (consultas de saldos e extratos, remessas de cheques, etc), integrações com outros módulos foram concluídas (COP e CLS, Compe, cartão BNDES, etc), demandas mandatórias foram atendidas (cadastro positivo, TIC, pacotes padronizados de tarifa BACEN, etc) e novas funcionalidades foram iniciadas para agregar maior facilidade e recurso às Cooperativas usuárias do Sisbr. Segue abaixo alguns números indicadores de crescimento envolvendo o produto Conta Corrente.

Indicativo 2012 2013 %
Contas ativas 2.645.527 2.916.067 10,2%
Nº de transações financeiras 331.938.751

382.917.968 15,4%
Carteira de depósito a Vista 3.979.490.795,22 4.856.459.527,25 22%

EVOLUÇÃO DOS NÚMEROS DE CONTAS ATIVAS

10,23% de crescimento

2013 - 2.916.067
2012 - 2.645.527

Informe de Rendimentos Financeiros Ano Calendário de 2012

Foi liberada em 06/02/2013, a transação de emissão do Informe de Rendimentos Financeiros para o ano calendário de 2012 contendo o número da cooperativa responsável pelo pagamento dos rendimentos. Também foram incluídas informações referentes ao rateio de sobras e aplicações na modalidade LCA. Uma novidade que também foi disponibilizada na transação do Sisbr 2.0 é acompanhamento da solicitação de impressão do informe por meio da gráfica conveniada. Por meio dessa funcionalidade, as cooperativas que optarem pela impressão na gráfica, poderão verificar como está o andamento do processo, podendo cancelar a solicitação de impressão caso a impressão ainda não tenha sido executada pela gráfica. Com esse recurso, o processo ficou ainda mais flexível e democrático ofertando às cooperativas diversos meios para emissão, controle e entrega do documento aos associados do Sicoob.

EVOLUÇÃO DA CARTEIRA DE DEPÓSITO À VISTA

22% de crescimento

2013 - 4.856.459.527,25
2012 - 3.979.490.795,22