Infraestrutura

Janeiro

Processo Sistêmico de Videoconferência

Comunicada em 28/01/2013 pelo Sicoob Confederação a conclusão da negociação com a empresa CTIS Tecnologia S/A para a contratação de forma sistêmica, do fornecimento de solução de colaboração de videoconferência via web, denominada GetConference, na modalidade serviço (processamento, armazenamento e software acessados remotamente pela internet).
A solução GetConference visa atender à necessidade do Sicoob em reduzir os custos operacionais com o deslocamento de empregados de seu local de trabalho para realizar reuniões, palestras e demais eventos. Com o uso dessa solução, esses eventos podem ser realizados por meio da estação de trabalho do usuário. Maiores informações consultar o Comunicado Sicoob Confederação 143.


Sicoob é destaque mundial de case de tecnologia

Os avanços em tecnologia do Sicoob resultaram no reconhecimento da instituição em mais um case mundial de sucesso. Em janeiro, representantes da produtora de vídeos da IBM estiveram no Centro Corporativo Sicoob (CCS), em Brasília, para realizar as filmagens com dirigentes de TI sobre o case de virtualização do parque tecnológico da instituição com a plataforma System Z, disponibilizada pela IBM e que possibilita o processamento e armazenamento em grande escala.
Para o diretor de Tecnologia do Sicoob Confederação, Ricardo Antônio, a importância do Sicoob se destacar em mais um case de relevância mundial fortalece a marca Sicoob e o cooperativismo brasileiro. “É muito importante este tipo de iniciativa, uma vez que demonstra o reconhecimento dos esforços feitos pela área de tecnologia para elevar o Sicoob a um patamar de alta qualidade em produtos e serviços e a um porte equiparado às grandes instituições financeiras do cenário nacional e internacional”, afirma.
A plataforma que está sendo utilizada pelo Sicoob possui os maiores índices de disponibilidade, confiabilidade e escalabilidade entre as opções disponíveis no mercado. A adoção do System Z agrega também confiança ao Sicoob no cenário financeiro nacional, uma vez que as maiores instituições do Brasil utilizam esta tecnologia. A plataforma ainda possibilita a disponibilização de novas linhas de negócio que exigem processamento maciço, tal como o projeto Otimizar Negócios.
De acordo com o gerente de Infraestrutura de Processamento e Armazenamento de Dados, Marcos Vinícius, a virtualização do parque tecnológico do Sicoob possibilita o crescimento com uma plataforma sólida de processamento, com mais disponibilidade e condições de acomodar o crescimento dos negócios. “O Sicoob conseguiu reduzir a complexidade do parque tecnológico com menos servidores, administração, menor custo de manutenção de software e de insumos elétricos”, diz.

Março

Concluída mais uma etapa de contingenciamento do Sicoob

Foi concluída mais uma importante etapa do Projeto de Contingenciamento Geográfico da Infraestrutura de TI que sustenta os processos críticos do Sicoob e Bancoob. Foram contingenciados os sistemas que compõem o processo de Compensação, sendo instalados na infraestrutura distribuída nos dois sítios de processamento do Sicoob (SIG e Sofia). Para esse processo, os trabalhos duraram seis meses, onde sua composição foi mapeada e aprovada pelo grupo técnico, formado pelas áreas de TI, Controles Internos, com participação da Superintendência de Operações do Bancoob (Suope). O Projeto de Infraestrutura para Contingecimento Geográfico de TI, previsto no Planejamento Estratégico de TI (PETI), e acompanhado pelos Conselhos de Administração do Sicoob e Bancoob, é dividido por etapas e além da Compensação, já tem os processos de SPB e Custódia Qualificada contingenciados. Além de ser imprescindível para continuidade dos negócios, o contingenciamento atende demandas de diversas auditorias internas e externas, além de cumprir recomendações do Banco Central. A ação visa assegurar a continuidade das operações realizadas nos pontos de presença física e canais de atendimento do Sicoob, em eventuais catástrofes em um dos sítios de processamento. A próxima etapa consiste no contingenciamento do Processo de Convênios, também em parceria com a Superintendência de Operações do Bancoob (Suope).


Novo Brocade

Dois novos Brocades foram instalados para expansão da conectividade do Storage. Essa nova solução de SAN possibilitará aumentar a velocidade de comunicação de quatro para 8GB por fibra, além de aumentar o número de porta por equipamento. Outra vantagem é transparência e agilidade no monitoramento que permitiu manter a performance e disponibilidade de conexão.


Gestão de Continuidade do Negócio – GCN da Infraestrutura da Contingência de TI

Em 2013 concluímos mais uma importante etapa do Projeto de Contingenciamento Geográfico dos processos críticos do Sicoob e Bancoob. Em março foi finalizado o contingenciamento dos sistemas que compõem o processo de Compensação por Imagem – Compe, instalados na infraestrutura de tecnologia e distribuídos entre os dois sítios de processamento do Sicoob (SIG e Sofia). Além desse sistema crítico, em outubro também foi finalizado a contingência da infraestrutura que suporta os processos da Tesouraria.
Esse projeto além de ser imprescindível para continuidade dos negócios críticos, atende a demandas de diversas auditorias internas e externas, além de estar alinhado com as recomendações do Bacen. Isso denota a extrema preocupação do Sicoob, não somente em prover a infraestrutura necessária para sustentar o contínuo crescimento do sistema cooperativo, como também prover total segurança.
Para 2014, o projeto de contingenciamento dos processos que suportam os Convênios será o próximo serviço que garantirá a continuidade dos negócios do Sistema Cooperativo.

Julho

Novo recurso para a segurança do Sicoob

A Gerência de Produção do Sicoob (Gepro) concluiu recentemente a implantação de uma moderna ferramenta de segurança no Datacenter SIG. O sistema CFTV-IP é um circuito fechado de televisão, composto por 21 câmeras com resolução HD, que garantem o monitoramento 24 horas durante todos os dias da semana e, todos os ambientes que compõem o Datacenter.


Aquisição e instalação de duas novas Fujitsu

O Sicoob adquiriu duas novas unidades do Servidor de Porte Empresarial “Fujitsu PrimeQuest 1800E2”. Cada equipamento possui arquitetura totalmente redundante, com 8 processadores de 10 núcleos (Intel Xeon E7-8870) e solução de conectividade de alto desempenho, o que garante um expressivo aumento do poder de processamento e a manutenção da disponibilidade do ambiente destinado às aplicações de missão crítica. Esses novos equipamentos são destinados à expansão da consolidação e virtualização de servidores, dando continuidade à estratégia de Green IT e a racionalização de investimentos no ambiente de processamento centralizado do Sicoob.

Agosto

Criptografia do movimento da Compe

Foi implantada à criptografia por hardware no envio de todo movimento da Compe para o Banco do Brasil. Este item de segurança estava sendo monitorado pela FEBRABAN, e somente três bancos atendiam (Itaú, HSBC e City). Desta forma, o Sicoob atendeu antecipamente a solicitação e passou a figurar na seleta lista dos Top 4. O prazo para que todos os bancos estejam adequados foi setembro/2013.

Contingenciamento Geográfico da Solução Sicoobnet Empresarial

Os esforços conjuntos das áreas de TI do Sicoob Confederação proporcionaram a evolução do canal SicoobNet Empresarial (Internet Banking pessoa jurídica) possibilitando o processamento das transações realizadas, de forma online, nos dois sítios do Sicoob (SIG e Sofia), elevando a disponibilidade e o desempenho da solução.

Outubro

Lançamento do z/OS

Em 22 de outubro de 2013, Dênio Álbaro, superintendente da Sutec, inaugurou o sistema operacional z/OS para servidores corporativos (Mainframe), no Sicoob Confederação. Utilizado pelos conglomerados financeiros, esse sistema tem o objetivo de reforçar a infraestrutura e agregar recursos tanto aos produtos existentes quanto às novas demandas, o que significa um grande passo para o fortalecimento e continuidade dos negócios do Sicoob.
Participaram, também, desse importante dia para TI, José Salvino, presidente do Sicoob, Ricardo Antonio, diretor de TI, Antônio Vilaça Júnior, superintendente da SUSIS, os gerentes da SUTEC e SUSIS, além dos técnicos de TI responsáveis pela implantação dessa importante solução.
O primeiro sistema selecionado para ser o piloto dessa etapa foi o STRB. Esse monitor de transações bancária, por ser um sistema de múltiplas plataformas, permitiu a instalação sem mudanças no aplicativo. Para comprovar o sucesso de seu funcionamento, o presidente José Salvino realizou a primeira transação bancária pelo Internet Banking utilizando este sistema.
Com a implantação do z/OS, o Sicoob passa a atuar em igualdade tecnológica com os grandes bancos do mundo. Esse avanço abre caminho para grandes integrações tecnológicas que só seriam possíveis por meio desta tecnologia. Além disso, haverá garantia de mais velocidade no processamento dos dados financeiros, sem comprometer a estabilidade no ambiente tecnológico e de negócios do Sicoob.

Dezembro

Contingenciamento via Satélite

Dos quase 1500 pontos de atendimento do Sicoob ligados à nossa rede corporativa, a MultiSicoob, 90% já tem a contingência via satélite.