Canais de Atendimento

Janeiro

Baixa, Prorrogação e Emissão de 2ª via de Títulos no Office Banking

Em janeiro de 2013 foram disponibilizadas as funcionalidades de baixa, prorrogação e emissão de 2ª via de títulos (boletos de cobrança) no Office Banking do Sicoob, permitindo que as empresas associadas gerenciem melhor as suas carteiras de cobrança. Estas funcionalidades já estavam disponíveis no módulo Cedente e faz parte de um conjunto de ações para consolidar todas as operações de cobrança no Office Banking.

Fevereiro

EVOLUÇÃO DAS CONTAS ATIVAS ACESSANDO O Internet Banking

20,50% de crescimento

2013 - 487.124
2012 - 404.302

Contracheque no Internet Banking

Em fevereiro de 2013, a consulta ao contracheque de funcionários foi disponibilizada no Internet Banking do Sicoob, utilizando os dados da conta corrente, para as cooperativas que utilizam a solução corporativa de folha de pagamento do Sicoob (RM Labore).


Aviso da Prova de Vida do INSS no Caixa, Internet e Mobile Banking

Atendendo resolução normativa do INSS, em janeiro de 2013 foi disponibilizada no caixa, no internet e mobile banking a funcionalidade para emitir aviso aos associados/clientes pessoas físicas beneficiários do INSS que recebem créditos de forma continuada, informando a necessidade de realizar a prova de vida junto ao INSS.


Solicitação de Boletos Pré-impressos, Abatimento de Títulos e Instrução de Protesto no Office Banking

Em fevereiro de 2013 foram disponibilizadas as funcionalidades de solicitação de boletos pré-impressos, abatimento de títulos e instrução de protesto no Office Banking do Sicoob, aumentando o portifólio de transações disponíveis e a comodidade dos associados.

Março

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE ATM's

14,6 % de crescimento

2013 - 2.111
2012 - 1.842

Novo Mecanismo de Segurança nos ATMs

Em março de 2013, foram disponibilizados novos mecanismos de autenticação nos terminais de autoatendimento do sistema, substituindo o uso da senha de quatro dígitos numéricos do cartão (exceto para os cartões INSS) pela identificação positiva (senha de letras) em conjunto com uma pergunta secreta, gerada aleatoriamente a partir dos dados cadastrais. As modificações estavam previstas no Planejamento Estratégico da TI (PETI) e proporcionaram mais segurança na utilização do canal ATM pelo associado.


Validação do Cartão com Chip nos ATMs

Em março de 2013, a solução de ATM foi evoluída para agregar mais segurança às transações realizadas pelos associados, por meio da leitura e validação das informações armazenadas no chip do cartão de débito/múltiplo da bandeira Mastercard, reduzindo o risco de fraudes por clonagem de cartões.

Abril

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE PONTOS DE ATENDIMENTO INTERLIGADOS PELO SISBR

4,62% de crescimento

2013 - 2.014
2012 - 1.925

Desativação da Solução de Caixa (.NET)

Em setembro de 2012, foi lançada a nova Plataforma de Caixa em substituição a solução anterior. Em dezembro a adesão já chegava a 50% do total de terminais de caixa ativos nos pontos de atendimento. Em abril de 2013, todos os terminais tinham sido migrados para a nova Plataforma, permitindo a desativação da solução de Caixa (.NET) de acordo com o Planejamento Estratégico da TI (PETI).

Localização Geográfica dos Pontos de Atendimento pelo Mobile Banking

Em abril de 2013, foi disponibilizada a consulta da localização geográfica dos pontos de atendimento, permitindo aos associados localizar as cooperativas, postos de atendimentos (PA), ATMs e correspondentes.
A funcionalidade possibilita a utilização do GPS do aparelho para a localização e o cálculo da distância dos pontos de atendimento mais próximos, caso o associado precise encontrar uma cooperativa ou caixa eletrônico em um local desconhecido. Além disso, é possível visualizá-los no mapa, com a opção de traçar a rota mais curta até eles.


Nova interface para o Mobile Banking

Em abril de 2013, foi disponibilizada a nova versão do aplicativo Sicoob para os dispositivos iOS (Apple) e Android (Google), com o novo menu com acesso mais rápido e a opção de busca de transações.

Cadastro de Sacado, Manutenção de Grupo Sacado e Inclusão de Boletos no Office Banking

Em abril de 2013 foram disponibilizadas as funcionalidade de cadastro de sacado, manutenção de grupo sacado, inclusão de boletos no Office Banking do Sicoob, aumentando o portfolio de transações disponíveis e a comodidade dos associados.

Maio

TED Judicial e TED para Corretoras no Caixa

Em maio de 2013, foram disponibilizadas no Caixa as operações de TED Judicial e TED para outras instituições financeiras, principalmente corretoras, aumentando o portfolio de transações disponíveis neste canal e a eficiência operacional das cooperativas.

Aplicação e Resgate em Renda Fixa (RDC) nos ATMs

Em maio de 2013, foram disponibilizadas as operações de aplicação, cancelamento, emissão de comprovantes e resgate de renda fixa (RDC) nos ATMs da Rede Sicoob, aumentando o portfolio de transações disponíveis neste canal e a comodidade para os associados.


Evoluções de Segurança no ATM para Manutenção de Numerário

Em maio de 2013, a solução de ATM foi evoluída para agregar mais segurança às transações realizadas pelos funcionários das cooperativas responsáveis pela manutenção do numerário dos ATMs, por meio da solicitação e validação de um código de segurança a ser informado durante as operações.

Migração do Módulo Correspondente Sicoob do Metaframe para o Sisbr 2.0

Em maio de 2013, de acordo com ações de renovação da arquitetura de TI previstas no Planejamento Estratégico da TI (PETI), foram migradas as funcionalidades de cadastro do correspondente e remuneração e os relatórios de operações, remuneração e desempenho do módulo Correspondente Sicoob do Metaframe para o Sisbr 2.0.


Importação de Arquivos de Terceiros no Office Banking

Em maio de 2013, de acordo com o plano de ações do Planejamento Estratégico de TI (PETI), foi disponibilizada a funcionalidade de importação de arquivos de terceiros no Office Banking, proporcionando maior agilidade ao processo de contas a pagar das empresas associadas ao Sicoob.
A importação de arquivos é feita no formato Febraban CNAB 240 e abrange transferências entre contas na Rede Sicoob; transferências para outros bancos (DOC e TED); pagamento de títulos; pagamento de convênios com código de barras; e pagamento de convênios sem código de barras (DARF, DARF Simples, GPS).

EVOLUÇÃO DAS CONTAS ATIVAS ACESSANDO O Office Banking

95,24% de crescimento

2013 - 56.361
2012 - 28.868
Junho

Recebimento de Tributos da SEFAZ e do Detran do Estado de Santa Catarina nos Canais de Autoatendimento

Em junho de 2013, foi disponibilizado o pagamento de tributos da SEFAZ e do Detran do Estado de Santa Catarina nos canais de autoatendimento (ATM, Internet Banking, Office Banking e Mobile Banking) do Sicoob, aumentando o portfolio de transações disponíveis e a comodidade dos associado.

Pagamento de Títulos Maiores ou Iguais a R$ 250.000,00 (VLB) nos Canais de Atendimento

Atendendo as circulares 3598 e 3656, de 06/06/2012, do Banco Central do Brasil, em junho de 2013, foi disponibilizado o pagamento de títulos maiores ou iguais a R$ 250.000,00 (denominados VLB) nos canais de atendimento presenciais e de autoatendimento do Sicoob, com integração online com o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Melhoria de Acessibilidade no Internet Banking

Em junho de 2013, foram implantadas melhorias para tornar o Internet Banking mais acessível para deficientes visuais, facilitando a leitura dos dados através de softwares de apoio a deficientes visuais, além da funcionalidade de zoom, aumentando as fontes dos dados da tela.

Julho

Aplicativo para Smartphones com Sistema Operacional Firefox OS

Em julho de 2013, a Fundação Mozilla homologou e disponibilizou o aplicativo Sicoob em sua loja virtual Firefox MarketPlace.Com isto, o Sicoob tornou-se a primeira instituição financeira do país a disponibilizar o aplicativo de mobile banking para esta nova plataforma.

Com a homologação, o associado Sicoob que tiver acesso a um dispositivo móvel com o novo Firefox OS, pode fazer o download gratuitamente do aplicativo na loja. Com o aplicativo é possível consultar saldos e extratos de conta corrente, empréstimos, investimentos e previdência, além de acompanhar movimentações do cartão de crédito, extrato da fatura, limites e saldos disponíveis, lançamentos futuros e, ainda, localizar cooperativas de todo país.

O Firefox OS é um sistema operacional para smartphones e tablets desenvolvido pela Mozilla. A plataforma possui código aberto e tem como diferencial rodar aplicativos criados na linguagem HTML5 pura. O sistema chega para competir com Android, iOS e Windows Phone, que hoje são os principais nomes em plataformas mobile.

Em abril, Gary Kovacs, CEO da companhia responsável pelo navegador, confirmou que o Brasil é um dos cinco países da lista dos próximos países que receberão o Firefox OS. O objetivo da Mozilla é disponibilizar o Firefox OS em mercados emergentes, onde há muitos aparelhos com preços mais baixos. Por isso, o Brasil encabeça a lista de países que poderão ter aparelhos com o sistema muito em breve, assim como Venezuela, Polônia, Portugal e Espanha. Segundo Kovacs, este é o primeiro passo para que o Firefox OS se popularize no mundo.


Consulta de Pacote de Serviços no Internet, Office e Mobile Banking

Em atendimento a Resolução nº. 4.196, de 15 de março de 2013, do Banco Central do Brasil (Bacen), foi disponibilizado em julho de 2013 nos canais de atendimento Internet, Office e Mobile Banking a consulta de pacote de serviços.

Agosto

Extrato de Rentabilidade de Previdência Complementar nos Canais de Autoatendimento

Em agosto de 2013, foi disponibilizado nos canais de atendimento ATM, Internet, Office e Mobile Banking, o extrato de rentabilidade da previdência complementar, com as informações rentáveis mensais das contribuições dos participantes, aumentando o portfolio das transações disponíveis e a comodidade dos associados.


Alteração no Processo de Reapresentação dos Cheques Devolvidos por Erro de Formalística e/ou Má Qualidade da Imagem no Caixa

Em agosto de 2013, foi alterado o processo de reapresentação dos cheques devolvidos na Plataforma de Caixa pelos motivos abaixo:
· 31 - Erro formal (sem a data de emissão do cheque, por exemplo);
· 39 - Imagem fora do padrão (excesso de bordas, muito clara, muito escura, muito inclinada, etc.);
· 48 - Cheque maior que R$ 100,00 sem a identificação do beneficiário.
No processo anterior, todos os cheques re-digitalizados eram reapresentados com os TD's 433 ou 439 independente da imagem redigitalizada apresentar ou não o defeito anteriormente encontrado pelo banco sacado, fazendo com que a média diária ficasse em torno de 500 documentos. Com esta implantação, o operador do caixa visualizará a imagem dos cheques e poderá informar se a nova imagem corrigiu ou não o defeito anteriormente apresentado, proporcionando a redução da quantidade de imagens reapresentados por TD's 433 (cheque superior) e 439 (cheque inferior).

Setembro

EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE CORRESPONDENTES

33,28 % de crescimento

2013 - 765
2012 - 574

Nova Plataforma de Correspondente

Em setembro de 2013, mês de aniversário do Sisbr, foi disponibilizada a nova Plataforma de Correspondente, em substituição ao aplicativo atual, com o incremento das seguintes operações:
· Saque com cartão em conta corrente;
· Saque com cartão do benefício do INSS;
· Saque com cartão em conta corrente Intercredis;
· Saque com cartão do benefício do INSS Intercredis;
· Depósito em conta corrente (em dinheiro);
· Depósito em conta corrente Intercredis (em dinheiro);
· Recebimento de GPS;
· Recebimento de DARF;
· Recebimento de DAS.
Além disso, foi incluída na solução um processo de atualização automática de versões, possibilitando o incremento de novas transações de forma transparente e rápida.


Validação de Código do CMC7 na Plataforma de Caixa

Em setembro de 2013, a solução de Caixa foi evoluída para agregar mais segurança às transações de cheques da própria cooperativa realizadas pelos operadores de caixa, por meio da solicitação e validação do código de segurança dos cheques, reduzindo o risco de fraudes por falsificação de cheques.

Disponibilização do Painel de Gestão Referente aos Números de Transações dos Canais de Atendimento

Em setembro de 2013, foi disponibilizado novo painel de gestão, no Sisbr Analítico, para que as cooperativas possam monitorar o volume de transações realizadas pelos associados nos diversos canais de atendimento. Essa nova funcionalidade faz parte de um conjunto de ações previstas no Planejamento Estratégico de TI (PETI), no âmbito do Projeto Otimizar Negócios, para apoiar a tomada de decisão nas cooperativas.

Novo Mecanismo de Segurança no Internet Banking

Em setembro de 2013, foi implantado um mecanismo adicional de segurança nas transações realizadas pelo canal Internet Banking do Sicoob, baseado na tecnologia Captcha. Este mecanismo é requerido nas transações de saída de recursos (transferências, pagamentos etc), exibe números gerados aleatoriamente e solicita a sua confirmação para mitigar possível realização de transações robotizadas e outras tentativas de fraudes. Essa nova funcionalidade faz parte de um conjunto de ações previstas no PETI para aprimoramento da segurança nos canais de atendimento.

Outubro

Nova Intranet do Sicoob

Em outubro de 2013, foi implantada a nova Intranet do Sicoob, contendo informações institucionais do Sicoob, os normativos publicados, notícias do Sistema e do mercado, além de alertas de monitoração, entre outros. A nova intranet acelera a publicação das informações, amplia a comunicação com as singulares, facilita a pesquisa e aumenta a segurança da informações, além de estar alinhada com a arquitetura tecnológica do Sicoob.

Alertas de Boletos a Pagar do DDA no Internet e Mobile Banking

Foi disponibilizado em outubro de 2013 a funcionalidade que alerta o associado sobre os boletos a pagar do Débito Direto Autorizado (DDA) após o acesso aos canais Internet e Mobile Banking. Caso não tenha feito a adesão ao serviço, o alerta sugere e direciona o usuário a adesão ao mesmo, fidelizando os associados e incremento os negócios das cooperativas.

Novembro

Cadastro de Débito Automático no ATM

Em novembro de 2013, foi disponibilizado no ATM o cadastro de opção de débito automático de convênios (água, luz, telefone e outros), aumentando o portfolio de transações disponíveis e a comodidade dos associados.

Registro de Ocorrências nos Saques realizados nos Caixas Eletrônicos nos Canais de Autoatendimento

Em novembro de 2013, foram disponibilizadas as transações de:
- cadastro de ocorrência de incidentes nos saques realizados nos ATM por meio dos canais Internet, Office, Mobile Banking e do próprio ATM.
- tratamento e emissão de relatório de ocorrências no módulo Retaguarda de Canais do Sisbr 2.0.
A funcionalidade foi criada para proporcionar um canal de comunicação entre o associado e a cooperativa no intuito de agilizar a solução dos problemas relacionados aos saques não concluídos com sucesso.


Office Banking no Sistema Operacional Mac OS

Em novembro de 2013, o Office Banking foi homologado e disponibilizado para os usuários de computadores com o sistema operacional Apple Mac OS.

Dezembro

Validação e Troca de Senha dos Cartões Visa no Caixa e ATM

Em dezembro de 2013, de acordo com o Planejamento Estratégico de TI (PETI), foi disponibilizada a leitura e validação dos cartões de débito/múltiplo da bandeira Visa nas transações realizadas nos canais Caixa e ATM. Além disso, foi liberada a troca da senha desses cartões no canal Caixa.

Evolução de Segurança no Caixa para Transações de Conta corrente e Poupança Sem o Uso do Cartão

Para incrementar mais segurança as transações realizadas na Plataforma de Caixa sem o uso do cartão do associado, foi implantado o mecanismo de autorização pelo tesoureiro/gerente para efetivação de lançamentos em conta corrente e poupança, pela emissão de TEDs e DOCs, saques com cheques avulso e INSS avulso, para transações que ultrapassarem o limite estipulado pela cooperativa.


Recebimento de Tributos da SEFAZ e do Detran do Estado de Santa Catarina na Plataforma de Correspondente

Em dezembro de 2013, foi disponibilizado o pagamento de tributos da SEFAZ e do Detran do Estado de Santa Catarina na Plataforma de Correspondente do Sicoob, aumentando o portfolio de transações disponíveis e a comodidade dos associado.


Aplicativo do Sicoob é primeiro lugar em avaliação na Apple e Google

O aplicativo de mobile banking do Sicoob foi o melhor avaliado entre as cinco maiores instituições financeiras do Brasil na Google Play e Apple Store. Na loja da Apple, por exemplo, o aplicativo do Sicoob recebeu 2.033 avaliações e obteve média de 4,7; o segundo lugar contou com 2.003 e a média foi de 3,5.

Antecipação de Recebíveis de Cartão de Crédito no Office Banking e no módulo Título Descontados (TD)

Em consonância com as ações previstas no Projeto Acreditar e no Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI), em dezembro de 2013, os associados do Sicoob passaram a ter a sua disposição o produto Antecipação de Recebíveis de Cartões, ampliando as oportunidades de negócio das cooperativas. Trata-se de uma modalidade de empréstimo em que a cooperativa antecipa para o associado o valor de seus recebíveis, já registrados na agenda financeira, originados das vendas com cartões de crédito das bandeiras MasterCard e Visa, gerando benefícios tanto para as cooperativas quanto para os associados. Neste primeiro momento as operações podem ser realizadas pela internet por meio do Office Banking (SicoobNet Empresarial) e na cooperativa por meio do módulo Títulos Descontados (TD). Em breve as operações serão disponibilizadas também nos canais Mobile Banking (SicoobNet Celular) e Internet Banking (SicoobNet Pessoal).

EVOLUÇÃO DAS CONTAS ATIVAS ACESSANDO O MOBILE BANKING

120,87% de crescimento

2013 - 134.172
2012 - 60.746

Comparativo anual das Transações de Negócio realizadas nos Canais de Atendimento

Descrição 2012 2013 %
AUTOATENDIMENTO (AA) 232.931.033 419.653.811 80,16
ATM 71.806.642 87.685.425 22,11
CEDENTE 21.805.894 26.542.062 21,72
CELULAR PESSOAL 3.521.852 24.564.793 597,50
CELULAR EMPRESARIAL 210.361 1.395.253 563,27
INTERNET PESSOAL 99.101.367 217.077.787 119,05
INTERNET EMPRESARIAL 35.161.029 60.780.822 72,86
NÃO CORRENTISTA 21.264 73.096 243,75
REDES SOCIAIS (FACEBOOK) 59.015 64.899 9,97
OUTROS CANAIS 1.243.609 1.469.674 18,18
ATENDIMENTO POR TERCEIROS (AT) 7.286.438 9.114.609 25,09
CORRESPONDENTE 7.286.438 9.114.609 25,09
ATENDIMENTO NA COOPERATIVA (AC) 293.186.509 319.957.425 9,13
CAIXA 208.521.113 223.943.023 7,40
SISBR 2.0 84.665.396 96.014.402 13,40
TOTAL 533.403.980 748.725.845 40,37

Novo Recorde de Transações nos Canais de Atendimento

No dia 20/12/2013, foi quebrado novo recorde de transações realizadas pelos associados nos Canais de Atendimento: foram realizadas 3.598.133 transações de negócio. O recorde anterior era de 3.322.035 transações de negócios realizadas em 10/09/2012.