Eventos & Premiações

Janeiro

Sicoob é destaque mundial em case de tecnologia

Os avanços em tecnologia do Sicoob resultaram no reconhecimento da instituição em mais um case mundial de sucesso. Na última quinta-feira (24/1), representantes da produtora de vídeos da IBM estiveram no Centro Corporativo Sicoob (CCS), em Brasília, para realizar as filmagens com dirigentes de TI sobre o case de virtualização do parque tecnológico da instituição com a plataforma System Z, disponibilizada pela IBM e que possibilita o processamento e armazenamento em grande escala.
Para o diretor de Tecnologia do Sicoob Confederação, Ricardo Antônio, a importância da instituição se destacar em mais um case de relevância mundial fortalece a marca Sicoob e o cooperativismo brasileiro. “É muito importante este tipo de iniciativa, uma vez que demonstra o reconhecimento dos esforços feitos pela área de tecnologia para elevar o Sicoob a um patamar de alta qualidade em produtos e serviços e a um porte equiparado às grandes instituições financeiras do cenário nacional e internacional”, afirma.
A plataforma possibilita maior disponibilidade de transações para os associados na internet e mobile banking, caixas eletrônicos e pontos de atendimento. A adoção do System Z agrega também confiança ao Sicoob no cenário financeiro nacional, uma vez que as maiores instituições do Brasil utilizam esta tecnologia. A plataforma ainda possibilita a disponibilização de novas linhas de negócio que exigem processamento maciço, tal como o projeto Otimizar Negócios. De acordo com o gerente de Infraestrutura de Processamento e Armazenamento de Dados do Sicoob Confederação, Marcos Vinícius Feitosa, a virtualização do parque tecnológico do Sicoob possibilita o crescimento com uma plataforma sólida de processamento, com mais disponibilidade e condições de acomodar o crescimento dos negócios. “O Sicoob conseguiu reduzir a complexidade do parque tecnológico com menos servidores, administração, menor custo de manutenção de software e de insumos elétricos.

Março

Comitê do Projeto Otimizar Negócios

O Sicoob Confederação realizou nos dias 27 e 28 de fevereiro, a 7ª Reunião do Comitê Técnico (Cotec) do Projeto Otimizar Negócios. No encontro, foi apresentado aos 31 participantes o planejamento das ações de Governança da Informação, dados estatísticos da evolução das atividades da qualidade dos dados do Sicoob e glossários de termos dos produtos Cobrança e RDC. Os participantes deliberaram tanto sobre o cronograma para as próximas entregas do Projeto relativas à Gestão de Desempenho (como por exemplo, Conta Corrente e Poupança, previstas para este ano) quanto sobre o calendário proposto para os treinamentos da Ferramenta OLAP.

Abril

Ferramenta Olap já auxilia cooperativas no seu dia a dia

No mês de abril de 2013, foram iniciados os treinamentos da Ferramenta Olap para os funcionários das cooperativas Centrais e Singulares do Sicoob, com ênfase nos produtos RDC e Cobrança. O objetivo do treinamento é capacitar os usuários da mais moderna ferramenta de gestão estratégica do Sicoob. A Olap tem capacidade para manejar e analisar, com flexibilidade, grande volume de dados sob múltiplas perspectivas, facilitando a tomada de decisão gerencial. Em consonância com os objetivos do projeto, além de possibilitar as cooperativas conhecer melhor seus associados e potencializar os seus negócios, o manuseio da ferramenta visa reduzir custo e tempo na elaboração de relatórios aumentando o foco nas análises.

Maio

Case de tecnologia do Sicoob é apresentado em evento sobre Datacenter

Foi realizado na última semana, 14/5, em Brasília, o DatacenterDynamics Converged, um dos mais relevantes eventos do ramo de Datacenter. Pela segunda vez na capital federal, o encontro teve o objetivo de unir pessoas, processos estratégicos e novas tecnologias de datacenter. Especialistas, fornecedores e operadores de centros de dados debateram sobre como alinhar a instalação à estratégia de negócio das organizações. O superintendente de Tecnologia da Informação, Dênio Albaro de Lima Rodrigues, o superintendente de Sistemas de Informação, Antônio Cândido Vilaça Júnior e o gerente de Infraestrutura de Processamento e Armazenamento de Dados, Marcos Vinícius Feitosa, estiveram presentes. Bruno Rithele, gerente de Produção (Gepro) apresentou o estudo de caso “Novo Datacenter do Sicoob. Demanda ou negócio da TI?”, em que mostrou que a demanda por um Datacenter não é da TI, e sim do negócio. Devido ao crescimento na rede de atendimento do Sicoob é necessário ter uma infraestrutura tecnológica que atenda aos requisitos de negócio. Com a aquisição do terreno do terceiro datacenter do Sicoob, Rithele teve a oportunidade de mostrar os desafios da escolha do local que melhor atendesse aos requisitos de padrões internacionais sobre Datacenter, como características do terreno, segurança pública, proximidade de áreas de risco, dentre outras. Após 21 meses de pesquisa e 30 locais visitados, o futuro Datacenter do Sicoob será no Riacho Fundo, local que apresenta os requisitos necessários. Entre os especialistas participantes palestraram Mark Monroe, CTO/VP da DLB Associates; Victor Murad Filho, diretor-presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest); Marcos Fortes Cataldo, sócio-diretor da Leistung; Alejandro Comisario, Infrastructure Technical Leader do Mercado Livre; e Alisson Meneses Mesquita, gerente de Data Center, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP.

Visita técnica para aprimorar entregas

Integrantes da Gerência de Controle e Qualidade do Sicoob (Gecoq) conheceram no dia 28/5, o Centro Tecnológico do Itaú, em São Paulo. O objetivo da visita foi a troca de experiências em melhores práticas de processos de homologação, ambientes e ferramentas de Qualidade e Testes de Software com a instituição. A visita técnica é uma das ações de trabalho da Gecoq para o aprimoramento do conhecimento – observando as melhores práticas de outras instituições financeiras - e aumento na agilidade e qualidade dos serviços oferecidos. Na ocasião, foi verificada a forma de trabalho do segmento de homologação, execução de testes, tratamento de defeitos, conceito de ambientes de testes e as ferramentas utilizadas. Constatou-se também um alto nível de maturidade nos processos de teste do Banco Itaú, o que gerou dados para a realização de análise pela Gecoq. Contudo, é importante ressaltar que o Sicoob está à frente no que diz respeito a maior percentual de atendimento de demandas, gestão de biblioteca de testes para reutilização e ferramenta de gestão dos testes. Participaram da visita os analistas da Gecoq: Higor Gerônimo, Lucimara Ribeiro e Genilson Queiroz.

Junho

Sicoob participa do CIAB 2013

Mantendo a tradição, o Sicoob esteve presente no CIAB FEBRABAN 2013, maior evento da América Latina tanto para o setor financeiro quanto para a área de tecnologia. A 23ª edição da feira tem como tema central “Os Novos Desafios do Setor Financeiro” e aconteceu nos dias 12, 13 e 14/6, no Transamérica Expo Center em São Paulo. Além de participar do congresso, no espaço destinado aos expositores, o Sicoob apresentou a sua solução de Mobile Banking. Esta solução permite que os associados do Sicoob, pessoas físicas e jurídicas, realizem transações financeiras, de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora do dia, por meio de dispositivos móveis. Em 2012, este canal cresceu 466% em números de transações em comparação ao ano anterior. Atualmente, a solução processa mais de 1 milhão de transações de negócio por mês e foi baixada em mais de 110 mil dispositivos móveis das principais plataformas existentes: Apple, Android, BlackBerry e Windows Phone. Por meio das avaliações feitas nas lojas virtuais da Apple e Google, que medem o grau de satisfação dos usuários dos aplicativos, é possível constatar o alto padrão de qualidade do Mobile Banking do Sicoob. Segundo essas lojas, a avaliação média do aplicativo Sicoob é de 4,7 de um total de 5, enquanto os aplicativos das outras instituições financeiras possuem índices menores de satisfação. Estiveram presentes no evento profissionais da área de TI e Marketing da Confederação que demonstraram a solução tecnológica.

Sicoob vence prêmio e-finance 2013 em três categorias

O Sicoob foi vencedor do XII Prêmio efinance. O evento de premiação foi realizado na última quinta-feira 13/06, em São Paulo, e reuniu representantes de instituições financeiras do país. O Sistema recebeu premiações em três categorias: Infra de TI para cooperativas de crédito, com o case iniciativas sustentáveis de TI; Core System-Crédito Corporativo, com o case Otimizar Negócios; e Mobile banking, com o case Mobile Banking do Sicoob.
O Prêmio e-finance, concedido pela revista Executivos Financeiros, é o mais conceituado pela comunidade de Tecnologia da Informação do setor financeiro. Tem o objetivo de destacar as mais inventivas e inovadoras implementações, soluções e aplicativos nas áreas de TI e Telecom, bem como reconhecer o talento e a competência dos profissionais das corporações que tiveram as soluções aplicadas em 2012 até o início do ano corrente.

Julho

Case de tecnologia do Sicoob é divulgado pela IBM

A IBM divulgou em seus canais oficiais de comunicação o vídeo sobre o case de tecnologia de virtualização do parque tecnológico do Sicoob com a plataforma System Z. A plataforma possibilita maior disponibilidade de transações para os associados na internet e mobile banking, caixas eletrônicos e pontos de atendimento. A adoção do System Z agrega também confiança ao Sicoob no mercado financeiro nacional, uma vez que as maiores instituições do Brasil utilizam esta tecnologia. Ainda é possível ter acesso a novas linhas de negócio que exigem processamento maciço, tal como o projeto Otimizar Negócios. Para o diretor de Tecnologia do Sicoob Confederação, Ricardo Antonio Batista, a importância da instituição se destacar em mais um case de relevância mundial fortalece a marca Sicoob e o cooperativismo brasileiro. “É muito importante este tipo de iniciativa, uma vez que demonstra o reconhecimento dos esforços feitos pela área de tecnologia para elevar o Sicoob a um patamar de alta qualidade em produtos e serviços e a um porte equiparado às grandes instituições financeiras do cenário nacional e internacional”, afirma. De acordo com o gerente de Infraestrutura de Processamento e Armazenamento de Dados do Sicoob Confederação, Marcos Vinícius Feitosa, a virtualização do parque tecnológico do Sicoob possibilita o crescimento com uma plataforma sólida de processamento, com mais disponibilidade e condições de acomodar o crescimento dos negócios. “O Sicoob conseguiu reduzir a complexidade do parque tecnológico com menos servidores, administração, menor custo de manutenção de software e de insumos elétricos”, diz.

Agosto

Sisbr completa doze anos

O dia 29 de agosto teve um clima especial para o Sicoob Confederação: a manhã começou animada com as comemorações dos 12 anos do Sisbr. Com decoração temática de super-heróis, a empresa foi tomada por atores caracterizados de Batman, Capitão América e Mulher Maravilha e cada andar contou com um integrante novo, dentre eles o Hulk, Homem Aranha, Super Homem, Homem de Ferro, Lanterna Verde e Flash, que fizeram a alegria das equipes. Palestras sobre tecnologia foram realizadas durante o dia e alguns colegas fizeram tour pelo Centro de Processamento de Dados (CPD).

Outubro

TI do Sicoob é referência em Solução de Compensação

A TI do Sicoob foi indicada pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) para apoiar outras instituições financeiras em processos/soluções tecnológicas de compensação. Alguns bancos ainda possuem alto volume de reapresentações de cheques na Compe (Sistema de Compensação de Cheques) por problemas de qualidade na imagem. Em reunião realizada pelo Grupo de Trabalho de Tecnologia da Compe, o qual Sr. Dácio Marques, analista da Gerência de Sistemas Corporativos da Confederação (Gesic), representa o Sicoob, a FEBRABAN recomendou que os bancos representados pela ATP, empresa de soluções tecnológicas para instituições financeiras, entrem em contato para verificação de soluções e procedimentos utilizados pelo Sicoob, tendo em vista nossos adequados índices de reapresentações pelos TD´s citados.

O Sicoob Confederação participa do 9º Seminário “Estratégia & Gestão de Pessoas

Nos dias 10 e 11.10.2013, o Sicoob Confederação participou do 9º Seminário promovido pelo Sicoob SP, cujo tema foi “Estratégia & Gestão de Pessoas”. O evento foi realizado no Hotel Bourbon em Atibaia (SP). No primeiro dia do evento, a Diretoria do Sicoob SP prestou homenagem ao Sicoob Confederação, Bancoob e Secretaria da Agricultura pela implantação do Projeto de Arrecadação dos Tributos da Secretaria de Estado da Fazenda de São Paulo (SEFAZ-SP). Este projeto faz parte do Planejamento Estratégico da TI (PETI) e foi iniciado em 2007, com envolvimento de profissionais de praticamente todas as áreas da TI da Confederação, contando também com o apoio da Superintendência Operacional do Bancoob, além do envolvimento e mobilização das cooperativas daquele estado. Todo o trabalho técnico resultou em mais de 25.000 horas dos profissionais de TI durante os seis anos para desenvolvimento e homologação do novo convênio, sendo necessários ainda investimentos na aquisição de servidores, links de comunicação dedicados e softwares de apoio tendo em vista que a integração é on-line entre o Sicoob Confederação e a SEFAZ / PRODESP. O Sicoob possui convênio de arrecadação com quase todas as secretarias de fazenda estaduais, sendo que a de São Paulo conta com mais de 150 tipos de documentos de arrecadação e a maior frota do país com mais de 25 milhões de veículos. Desta forma, podem ser arrecadados os tributos ICMS, Licenciamento de Veículos, IPVA, Multas e Taxas do DETRAN por meio de nossos canais de atendimento presencial (Caixa) e autoatendimento (Internet Banking, ATM e Dispositivos Móveis).


Profissional do Sicoob apresenta palestra em Orlando

Em outubro, o empregado Luís Eduardo França (Gerad) apresentou a palestra “Evolução do System z no Sicoob”, em Orlando, na conferência internacional “IBM System z Technical University”. A apresentação demonstrou a trajetória do Sicoob desde quando utilizava ambiente distribuído e não consolidado para um ambiente virtualizado em alta plataforma.

Artigo sobre qualidade de dados é reconhecido internacionalmente

Em julho de 2012, publicamos uma matéria no Sicoob Notícias em que afirmávamos que qualidade de dados já era prioridade na TI do Sicoob Confederação. Pouco mais de um ano depois, o tema se tornou case de sucesso em artigo escrito por profissionais da Gerência de Arquitetura Corporativa (Gearq) do Sicoob, Márcio Rodrigues, Patrícia Freitas e Wanderson Michel, em parceria com Everson Reis e Mauro Gronovicz. O trabalho, intitulado “Aspectos de qualidade de dados que impactam sistemas de inteligência de negócio (business intelligence) - Case do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil”, foi aceito pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), para a 16ª Conferência Internacional de Ciência da Computação e Engenharia (CSE2013). O IEEE exige excelente nível dos artigos inscritos por ser uma das mais rigorosas instituições para publicação de trabalhos científicos. Uma das referências bibliográficas utilizadas foi o livro lançado pelo Diretor de Operações do Bancoob, Ênio Meinen - “O Cooperativismo de Crédito ontem, hoje e amanhã”. A publicação do trabalho é uma oportunidade de divulgar o sistema cooperativo de crédito brasileiro, especialmente o Sicoob, para o mundo, já que a comunidade profissional associada ao IEEE ultrapassa os 400 mil membros, entre engenheiros, cientistas, pesquisadores e outros profissionais, em cerca de 150 países.
O case apresenta o resultado do trabalho de qualidade de dados que vem sendo desenvolvido pela equipe de TI para atender aos pilares do Projeto Otimizar Negócios.


Profissionais do Sicoob obtem Certificação Datacenter Specialist Design

Com foco nos projetos de expansão das infraestrutura de Datacenters do Sicoob, a confederação investiu em treinamentos de auto padrão para seus profissionais. O resultado foi que os colegas Bruno Rithele, Victor Miguel e Alex Santiago, da Gerência de Produção do Sicoob (Gepro), alcançaram com êxito a certificação Datacenter Specialist Design.
A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada dia 7/10, em São Paulo, no evento Datacenter Dynamics Converged 2013, e apenas oito profissionais do Brasil receberam a certificação, dentre eles, os três colegas do Sicoob.

A empresa

O Datacenter Dynamics é uma empresa mundial com foco no mercado de Datacenters e ações voltadas para o desenvolvimento de conhecimento e relacionamento dos profissionais de projeto, construção e operação de Datacenters.
O DC Professional Development é um programa de formação e certificação para profissionais de Datacenter, criado após a compilação dos resultados de pesquisas e anos de experiência da comunidade global de Datacenters.

Novembro

Sicoob participa do evento internacional IBM OnDemand

Em um dos maiores eventos sobre tecnologia digital do mundo, uma experiência do cooperativismo de crédito brasileiro foi ouvida e aplaudida por milhares de profissionais de diversos continentes, reunidos no IBM on Demand 2013, conferência realizada entre os dias 3 e 7 de novembro em Las Vegas, nos Estados Unidos. A apresentação brasileira foi o case do Sicoob sobre a prospecção de novos clientes em meio ao ambiente analítico, que faz parte do seu projeto Otimizar Negócios.
Mais de 15 mil profissionais de negócio e tecnologia dos cinco continentes participaram do evento. Todos trabalham em empresas parceiras ou clientes da IBM, uma das maiores companhia de TI do mundo, cujas ferramentas e softwares estão presentes em grandes instituições, espalhadas em 170 países. Muitos do que estiveram em Las Vegas puderam conhecer, por meio do Sicoob, um pouco sobre o cooperativismo de crédito no Brasil. E souberam que o setor consegue levar renda e promover inclusão bancária a milhares de pessoas, utilizando-se de eficientes soluções digitais.

Sicoob é vencedor do IX Prêmio Relatório Bancário 2013

No dia 25/11, o Sicoob recebeu o IX Prêmio Relatório Bancário 2013 como melhor instituição financeira do país em Atendimento em Agências – Plataforma de Caixas. A premiação reconhece as principais contribuições e práticas realizadas pelo setor financeiro e seus fornecedores para o aprimoramento do sistema financeiro nacional. A Plataforma de Caixa é um aplicativo utilizado por todos os empregados envolvidos diretamente no atendimento ao público, de gerentes aos caixas. Desenvolvido pela área de tecnologia do Sicoob Confederação, o aplicativo tem a finalidade de agilizar o serviço prestado pelas cooperativas, nas baterias de caixa, com mais flexibilidade e menor custo. Entre o portfólio de serviços que compõe a plataforma estão: Digitalização de cheques; Configuração dos periféricos (impressoras, leitoras de cartão, digitalizadoras); Disponibilização de transações financeiras, como por exemplo, saques, depósitos, transferências, pagamentos, extratos, cadastros e trocas de senha de cartões com chip; Monitoração do volume financeiro da bateria de caixa; e Autorização remota dos estornos. Entre os principais benefícios oferecidos pela plataforma às cooperativas estão a redução de custos para as Singulares em relação à aquisição de licenças para sistemas operacionais, processo de atualização automático do aplicativo permitindo ao operador de caixa melhor atendimento ao associado, e redução do risco de assaltos às cooperativas por meio da integração da plataforma com cofres eletrônicos conhecidos como tesoureiros eletrônicos. O Prêmio Relatório Bancário é considerado o mais tradicional evento do setor financeiro e bancário. No ano passado recebeu a inscrição de 198 cases e a edição deste ano contou com a inscrição de 205 cases, que foram analisados por um grupo de jurados formado por especialistas do setor, que analisou itens como sustentabilidade, inovação e resultados alcançados após a implantação do projeto. Além do Sicoob, concorreram também, em diversas categorias, entidades como Banco do Brasil, Caixa Econômica, Santander, Itaú, Bradesco, Sicredi e Boa Vista Serviços. Em 2011, em parceria com a Stefanini, o Sicoob já havia sido premiado na categoria "Destaque" melhor em digitalização de documentos: Solução para verificação automática da qualidade da imagem de cheques.


Sicoob Participa do evento IBM Systems Technical Universit

O Sicoob foi representado no evento IBM Systems Technical University, em Campinas, realizado no período de 5 a 7 de novembro, com duas palestras sobre o atual cenário tecnológico. A colega Ana Paula Paiva, da empresa Indra, e representante da Gerência de Infraestrutura de Processamento e Armazenamento de Dados (Gerad), apresentou sobre a alta disponibilidade do servidor Mainframe – que processa diversas transações bancárias – com a palestra “What it takes to have a z/VM 6.2 & SSI Cluster at Production” e o líder de equipe também da Gerad, Paulo Nassar, abordou o caso de sucesso envolvendo os desafios e a evolução do parque tecnológico do Sicoob na palestra “Consolidação e Virtualização de Servidores”. Estes casos demonstraram o alto nível de excelência em que se encontra a infraestrutura de TI do Sicoob. Também participaram do evento os empregados Luis Eduardo França, Rogério Soares e Renan Vasconselos (Gerad), que assistiram a diversas palestras técnicas, com a participação de importantes executivos, clientes e parceiros da IBM, e apresentação de novas tendências de TI.

Sicoob participa de evento internacional de Tecnologia

O Sicoob marcou presença no evento de tecnologia, SUSEcon 2013, em Orlando (EUA), nos dias 12 a 15 de novembro. O colega Cláudio Kitayama, da empresa Indra, lotado na Gerência de Infraestrutura de Processamento e Armazenamento de Dados (Gerad), apresentou palestra sobre o Linux no System Z e sua evolução no servidor Mainframe na infraestrutura do Sicoob – a segunda maior implementação do mundo. A palestra conquistou um excelente resultado, sendo abordada em matéria no site Linux.com, com detalhamento da evolução de nosso parque computacional. No evento, foram divulgados conteúdos técnicos excepcionais, apresentados por engenheiros do SUSE e gerentes de produto, clientes, parceiros e entusiastas da comunidade. Uma ampla variedade de novas tecnologias e já existentes foram abordadas, cenários de clientes e implantações e guias para implementação de tecnologias Linux. O empregado Rogério Soares (Gerad) e Rafael Melo (Indra), também estiveram presentes e aproveitaram todo o conteúdo para aprimorar suas habilidades e conhecimentos.


Sicoob lança pedra fundamental do novo Centro Corporativo

Foi realizado no dia 13 de novembro, o lançamento da Pedra Fundamental do Centro Corporativo Sicoob II (CCS II), no Riacho Fundo I (Brasília), com a presença do Conselho de Admnistração do Sicoob, dirigentes das centrais, diretorias executivas do Sicoob Confederação e do Bancoob e convidados. O projeto prevê modernas instalações para abrigar o novo datacenter, necessário à expansão dos serviços e produtos demandados pelo Sistema.
O Sicoob Confederação na busca incessante de melhorar o índice de eficiência das entidades sistêmicas, com o apoio de seu Conselho de Administração, tem investido na implantação de processos, ferramentas, produtos e serviços por meio de inovações tecnológicas que garantam o posicionamento mercadológico do Sicoob e a excelência no atendimento aos nossos associados.

Apresentação do Anteprojeto do Novo Datacenter do Sicoob

Em 13 de novembro foi apresentado ao Conselho de Administração do Sicoob o Anteprojeto do Novo Datacenter do Sicoob, onde foi detalhado trabalho.
Segundo Bruno Rithele, gerente da Gepro e responsável pelo projeto, “O novo Datacenter foi idealizado para garantir a continuidade dos negócios do Sicoob, seja pela contingenciamento geográfico das operações ou para aumentar espaço para alocação dos novos recursos de TI que propiciarão o crescimento da Rede Sicoob." Foram aplicados conceitos modernos de modularidade, flexibilidade, adaptabilidade, escalabilidade, disponibilidade, confiabilidade, segurança, resiliência e alta eficiência energética. Todos esses conceitos o credencia para ser um datacenter nível III, de um máximo de IV (só existem 2 no Brasil).
O empreendimento tem previsão de área total de 11.180m2, sendo 3 módulos de 360m2 de área de TI cada, totalizando 1080m2.

Dezembro

Dia da Segurança da Informação

O Dia da Segurança da Informação já faz parte do calendário anual dos empregados do Sicoob e a edição de 2013 foi um sucesso! No dia 3/12, foi realizado o evento, que marcou o lançamento da campanha sistêmica “Tem informação que não pode ganhar asas. Proteja os dados e informações confidenciais do Sicoob”, com vigência 2013/2014. O evento aconteceu de 10h30 às 15h30 e a abertura foi realizada no Café da Confederação, com apresentação do Superintendente de Tecnologia da Informação, Dênio Albaro de Lima Rodrigues e exibição do vídeo da campanha. O gerente da Geins e responsável pela área de Segurança da Informação da Confederação, Adriano Carmo, ressaltou “a importância das ações preventivas de segurança da informação como forma de dirimir o risco de fraudes”. Os empregados e terceiros da Confederação e Bancoob participaram de momentos divertidos e descontraídos. Todos puderam ter contato com o tema da campanha e ainda concorreram a brindes. Foram distribuídas revistas Coquetel e cada área recebeu uma dupla de atores, ações que ajudaram a reforçar os conceitos da campanha.

Confederação e Bancoob integram grupo de estudos na FEBRABAN

O Sicoob Confederação e o Bancoob foram convidados pela Febraban para ajudar na criação de uma proposta de regulamentação da Lei 12.865 de 09/10/2013, que propõe em seu artigo 23, dar validade jurídica para as imagens dos documentos financeiros e não financeiros digitalizados nas instituições do Sistema Financeiro Nacional. Estão participando deste grupo de trabalho, representantes dos grupos Cenecompe, Cenecontas, Jurídoco e Grupo Técnico da Compe, onde o Sicoob participa deste último representado pelo Sr. Dácio Marques da Gerência de Sistemas Corporativos (Gesic) e o Bancoob participa do Cenecompe representado pelo Sr. Franklin Morgado da Gerência de Serviços Bancários (Geban). Estes grupos têm a incumbência de criar uma proposta de regulamentação consistente e robusta que seja capaz de dar segurança ao processo de destruição dos documentos físicos após a digitalização, caso não houver legislação contrária, diminuindo consideravelmente o estoque físico de papéis.