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Elaboração do Plano Estratégico de TI triênio 2014/2016

Em dezembro de 2013 foi apresentado o Plano Estratégico de TI (PETI) para o triênio 2014-2016, em consonância direta com o mercado, com as decisões do Conselho de Administração e dos Gestores de Negócio. O objetivo deste documento é orientar as ações da DITEC para que, alinhadas ao Plano Estratégico do Sicoob (PES), possam fomentar o desenvolvimento e crescimento da organização

Acompanhamento do Plano Estratégico de TI do triênio 2011/2013

Foi realizada no dia 01 de outubro no Centro Corporativo Sicoob a última reunião de 2013, para acompanhamento do Plano Estratégico de TI (PETI) de 2013, triênio 2011-2013. O encontro, realizado periodicamente e conduzido pelo Grupo Executivo de TI tem como objetivo avaliar e acompanhar o cumprimento das ações estabelecidas no Planejamento Estratégico da TI. Trimestralmente, os indicadores de TI definidos no PETI são apurados e apresentados em reunião que tem como pauta:
• Acompanhamento dos indicadores de TI;
• Revisão do Plano de Ações do PETI;
• Acompanhamento das ações resultantes da avaliação dos indicadores e seu monitoramento

Gestão de Incidentes

A Metodologia de Gestão de Incidentes (MGI) foi atualizada através da revisão de todo o processo de Gestão de Incidentes, o qual contempla a:
• Obrigatoriedade de registro de todos os incidentes ocorridos no ambiente.
• Automatização da coleta de registros de incidentes utilizando a base do GRI, possibilitando a obtenção de novos indicadores.
• Criação de novo relatório mensal de incidentes com indicadores de maior relevância para a organização.
• Mensuração da qualidade da gestão de incidentes, através da definição do PDCA (ciclo de vida do processo).

Gestão de Projetos

Foram introduzidas melhorias no processo de Gestão de Projetos, visando agregar mais agilidade, disseminação e retenção do conhecimento, criação de fórum de discussão, divulgação do andamento dos projetos, através da:
• Implementação de ferramenta de automação da Metodologia de Gestão de Projetos substituindo os formulários físicos por eletrônicos.
• Instituição de reunião mensal com os lideres de projetos, intitulada Café com Projetos, para acompanhamento corporativo dos projetos, discussões e decisões referentes a MGP.
• Divulgação periódica dos status dos projetos através do MGP Dashboard.
• Apuração e divulgação dos indicadores da MGP.

Gestão de Mudanças

Foi realizada a revisão do escopo do processo de Gestão de Mudanças e institucionalizada uma nova Metodologia de Gestão de Mudanças (MGMU), visando minimizar riscos e impactos negativos advindos de alterações no ambiente, com:
• Realização de Workshop para divulgação do novo processo de Gestão de Mudanças;
• Avaliação de impacto previamente à reunião do GAM, com participação dos envolvidos na mudança;
• Relatório mensal apresentado os indicadores, propiciando uma etapa de melhoria contínua do processo;
• Os membros permanentes do GAM podem ser representados apenas por líderes;

Controles Internos de TI

Através da equipe de controles internos de TI, em 2013 a área de Tecnologia da Informação passou por 29 trabalhos de avaliação realizados pela Gecir, autorias internas e externas e pelo Banco Central do Brasil, providenciando e intermediando o atendimento a solicitações de materiais ou informações, bem como auxiliando e controlando o processo de respostas aos relatórios destas avaliações.


1º ano da nova versão da MDS

Há um ano, houve a mobilização de um trabalho em conjunto das áreas da TI do Sicoob para promover a nova versão da MDS - Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas com o objetivo de incorporar novos processos e ajustar os existentes à realidade da instituição.
Ao final desse ano pudemos constatar os grandes benefícios alcançados por esta nova versão, dos quais alguns deles vêm sendo revelados com satisfação pelos funcionários da TI, com a convicção de estarmos no caminho certo:
· Inclusão do processo de verificação e validação para a garantia de cumprimento da metodologia;
· Criação de novos artefatos para garantir que o conhecimento produzido ao longo do processo de desenvolvimento permaneça com o Sicoob e não em seus profissionais;
· Automação de todo o processo de desenvolvimento para maximizar os resultados esperados com a sua implantação gerando redução de custos e facilidade na recuperação das informações (rastreabilidade); · Adoção de modelo de integração contínua para permitir a avaliação automatizada da qualidade do código produzido pela TI da Confederação.

Implantação da ferramenta de Gestão de Pauta de Priorização

Ao longo do ano de 2013, foi desenvolvido na Plataforma de Tecnologia da Informação – PTI, o módulo Gestão de Pautas com o intuito de apoiar o processo de priorização das demandas de TI. O sistema está aderente à metodologia de gestão de Demandas - MGD institucionaliza a qual define a priorização por meio de Pautas. Esse processo foi amadurecido durante o ano de 2013, o que culminou em maior envolvimento dos gestores de negócio na deliberação de demandas, bem como direcionou os esforços da TI às ações prioritárias para o negócio.
A TI do Sicoob em conjunto com o projeto acreditar conduziu o piloto de implantação do módulo Gestão de Pautas, realizando a priorização das demandas do produto Crédito, nos 3 quadrimestres de 2013. A disponibilização do módulo Gestão de Pautas para o Bancoob e cooperativas Centrais e singulares ocorreu em dezembro de 2013, com o envio da CCI 291/2013. Esta ação tem o intuito de propiciar o acompanhamento, das demandas priorizadas, por todas as entidades do sistema Sicoob. Gradativamente outros produtos seguirão o modelo de pauta de priorização, com isso as cooperativas terão visibilidade do andamento das solicitações de TI.

Evolução anual de demandas

30,69% de crescimento

2013 - 2044
2012 - 1564