Sicoob crescendo com tecnologia e inovação

Passadas as festividades e celebrações do final do ano, é tempo de refletirmos sobre as grandes realizações que tivemos em 2013 e avistar as entregas previstas para o futuro próximo.

Em 2013, a Rede Sicoob inaugurou 105 novos pontos de atendimento, contando com mais de 2.000 pontos de presença física em todo país, além de 2.100 terminais de autoatendimento espalhados por este Brasil afora. No Sisbr – Sistema de Informática do Sicoob em 2013 foram realizadas 2,3 bilhões de transações contra 1,5 bilhão em 2012, crescimento de 51%. Mais de 60% das transações do Sicoob já são realizadas pelos canais de autoatendimento e internet o que gera comodidade ao associado e grande redução de custos às cooperativas. A carteira de crédito processada pelo Sisbr cresceu 24,9% e já passa de R$ 28,9 bilhões. Os depósitos à vista e a prazo totalizaram R$ 24,1 bilhões em dezembro/2013 e apresentam crescimento de 13,9%.

Criamos novas soluções tecnológicas e agregamos diversas funcionalidades aos atuais sistemas de negócios. Chegamos à marca de 2.044 demandas atendidas pela área de tecnologia do Sicoob durante o ano, o que dá uma média de 8 novas funcionalidades disponibilizadas por dia útil. As soluções desenvolvidas pela Confederação foram condecoradas com premiações por importantes revistas especializadas.

Hoje podemos categoricamente afirmar que temos canais de atendimento completos em produtos e serviços que nos colocam em patamar de igualdade com as maiores instituições financeiras deste país.

Nossa infraestrutura ganhou destaque no cenário nacional com o recebimento do prêmio eFinance 2013, da Revista Executivos Financeiros, durante o CIAB/Febraban, com o projeto de Iniciativas Sustentáveis de TI, que além de colaborar com o meio ambiente trouxe mais dinamismo e flexibilidade ao nosso ambiente tecnológico. Inauguramos mais uma plataforma de processamento, com o sistema operacional z/OS que é utilizado nos grandes bancos de varejo do mundo, capaz de processar milhares de transações de negócios por segundo, elevando os índices de desempenho, disponibilidade e contingência, de forma a preparar o Sicoob para o futuro.

Em 2014 diversos projetos transformadores serão entregues e impulsionarão ainda mais o crescimento do Sicoob. No âmbito do Crédito, destacamos a nova Plataforma de Crédito, que modernizará e agilizará todo o processo de concessão de crédito na Rede Sicoob, abrangendo desde o controle das linhas de crédito, a proposta, o dossiê eletrônico, alçadas, estudo, formalização, liberação e painel com mesa de operações. Complementarmente a essa solução vem a Plataforma Operacional de Risco de Crédito responsável pela automação do processo de classificação de risco dos tomadores, operações, cálculo e controle de limites de crédito, além de atender a diversos apontamentos do órgão regulador.

No âmbito do Projeto Otimizar Negócios, consolidaremos o pilar de Gestão de Desempenho contemplando a disponibilização de informações e painéis de gestão de todos os produtos operados pelas cooperativas e atuaremos fortemente no pilar de Marketing e Relacionamento de forma a identificar de forma automatizada e ofertarmos produtos sob medida para atendimento aos nossos associados.

Continuaremos empenhados nas ações de redução das atividades manuais realizadas pelos funcionários das cooperativas de forma a possibilitar que o foco seja totalmente voltado ao melhor atendimento ao associado. Neste quesito, virão novas entregas previstas no Projeto Centralização Contábil e iniciaremos o desenvolvimento de nossa solução interna de Gestão Empresarial contemplando os módulos de Gestão de Compras, Contas a Pagar, Contas a Receber, Gestão de Contratos e Gestão Tributária/Fiscal.

Em relação aos Canais de Comunicação, no ano que passou disponibilizamos o novo portal do Sicoob que possibilita gerenciar as comunicações institucionais externas por meio do site Sicoob e a Nova Intranet, focada na comunicação interna, ambos com total automação do processo de gestão de conteúdo que é realizado diretamente pela área de Marketing da Confederação. Em 2014 concluiremos esse ciclo trazendo os sites das cooperativas para serem hospedados nos datacenters do Sicoob em Brasília. Isso possibilitará que as ações de marketing ocorram de forma articulada em toda a rede, além de trazer o benefício indireto de redução de custos para as cooperativas com a manutenção de provedores de soluções externas.

Mobilidade continua em linha de prioridade do Sicoob e ressaltamos que nosso aplicativo Mobile Banking possui a melhor avaliação nas lojas virtuais da Apple® e Google®, entre as 5 maiores instituições financeiras deste país. Este é o canal que mais cresce no Sicoob e atingimos 595% de crescimento no volume de transações comparativamente ao ano anterior, saltamos de 3,7 milhões para 26 milhões em 2013. É tempo de levarmos a mobilidade também aos nossos funcionários. E no quesito inovação disponibilizaremos a Plataforma Móvel de Negócios que possibilitará aos funcionários das cooperativas a admissão remota de novos associados e também o atendimento aos atuais associados onde quer que eles estejam, realizando a venda dos produtos.

O processo de renovação dos aplicativos para a nova arquitetura tecnológica segue em ritmo acelerado. Diversas frentes de trabalho estão dedicadas no processo de reconstrução das soluções tecnológicas visando maior disponibilidade e desempenho, além da robustez e segurança necessária ao processamento diário das operações do Sicoob.

Nossa infraestrutura continuará sendo reforçada para acompanhar dinamicamente o crescimento dos negócios do Sicoob. Iniciaremos a construção do novo datacenter para, conjuntamente com os demais, acomodar adequadamente todos os dados e informações dos produtos de negócios de nossas cooperativas, estando ainda previstas aquisições de novos servidores de grande capacidade de processamento, discos de armazenamento, equipamentos de rede e softwares básicos. Novos mecanismos, processos e serviços surgirão para fomentar novos negócios tais como: plataforma de comunicação e trabalho colaborativo, os novos serviços “Cloud Based”, de infraestrutura consolidada, para as cooperativas singulares e centrais nos datacenters seguros do Sicoob.

Não podíamos deixar de mencionar que também erramos, como no caso do processamento de final de ano referente aos agendamentos de transferências, gerando impactos para as cooperativas. Promovemos ações corretivas para regularização do incidente e ações mitigadoras para evitar novas ocorrências. Continuaremos empenhados incansavelmente no aprimoramento contínuo de nossas soluções.

Por fim, elaboramos um novo Planejamento Estratégico de TI (PETI) cujo direcionamento tecnológico, alinhado ao plano contínuo de investimentos, ditará o norte dos projetos transformadores do Sicoob para o triênio 2014-2016.

Novamente registramos nossos votos de agradecimento pela confiança de nossas cooperativas na TI da Confederação e reafirmamos nosso compromisso com o alcance dos objetivos estratégicos do Sicoob.

Ricardo, Dênio e Júnior
Em nome do time da TI da Confederação